O dilema de Ciro Gomes

Ciro tem aumentado as chances de vencer as próximas eleições com a consolidação de novas alianças. O problema é que elas lhe colocam restrições caso venha a vencer.



Ciro Gomes vem tirando bom proveito da complexa conjuntura política que se apresenta ao eleitor neste ano. Talvez desde a campanha eleitoral de 1989 não vemos uma disputa tão pulverizada quanto esta que se apresenta a nós em outubro.

Ciro, de forma certamente calculada, vem se colocando clara e oportunamente como candidato de centro-esquerda. Parece ter encontrado ali um nicho com grande potencial de crescimento, cada vez que a direita atualmente no poder lança mão de seu impopular pacote de maldades em favor do mercado e que a candidatura de Lula vai ficando cada vez menos viável.

Não por acaso sua campanha vai ganhando corpo, como já admitem alguns grandes veículos de comunicação, atraindo partidos como o cobiçado PSB, prestes a selar aliança com o PDT de Ciro, bem como partidos de centro, capazes de lhe dar força política no Congresso e preciosos minutos a mais no tempo de TV da campanha eleitoral. No entanto, um dilema se apresenta ao candidato pedetista.

Partidos de direita que apoiaram o golpe contra Dilma Rousseff também querem fazer parte da aliança, segundo alguns veículos de imprensa. PP, DEM e PR têm tido conversas discretas com o candidato do PDT. São partidos que contam com a simpatia do mercado — não por acaso, pois trabalham em nome de sua agenda — embora Ciro Gomes tenha se colocado de forma bastante crítica com relação à interferência do setor financeiro nos assuntos da política.

Seria essa aliança benéfica ou maléfica ao candidato?

Isso vai depender de alguns fatores. Vejamos o caso de Lula.

Em sua primeira eleição em 2002, Lula contou com um abrangente espectro de partidos políticos em sua aliança. Sob a alegação da necessidade de apoio em nome da governabilidade, sem a qual o PT supostamente não poderia por em prática suas promessas de campanha, o partido de Lula infelizmente não pressionou os partidos de centro da aliança a apoiar uma agenda agressivamente progressista, como era o desejo de seus 50 milhões de eleitores. Pelo contrário, fez o governo sair da esquerda e rumar cada vez mais para o centro do espectro ideológico, perdendo assim grande parte não só do apoio popular como da sua própria identidade.



A campanha de Ciro também se mostra bastante progressista nas suas propostas. Resta saber se a aliança com alguns partidos da direita (com a exceção do MDB, com quem se recusa a conversar) vai fazer um possível governo Ciro se render ao conservadorismo, ou se vai obrigar seus apoiadores a seguir rigidamente a cartilha que guia sua candidatura, como tem prometido Ciro Gomes durante suas palestras.

Tal como Lula, inclusive nisso, Ciro quer ter o seu "José Alencar" como vice, ou seja, "um empresário do sudeste" para formar a chapa.

Ciro Gomes pode repetir Lula no poder, usando as limitações da política como desculpa para a não-realização de algumas de suas propostas mais ousadas, como o plebiscito sobre o Pré-sal e a revogação da reforma trabalhista, ou poderá dobrar as forças mais conservadoras do Congresso a ceder em nome de um projeto nacional, coisa que não se ouve falar no país há décadas.

Eis o dilema: alianças fazem as chances de Ciro Gomes aumentarem na próxima eleição. As mesmas alianças, porém, podem inibi-lo de tomar as medidas progressistas que deveria colocar em prática no seu governo, na medida em que trazem para a sua base elementos de centro e de direita, tradicionalmente conservadores.

Pra que lado o candidato vai pender em caso de vitória?



COMENTÁRIOS

Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: O dilema de Ciro Gomes
O dilema de Ciro Gomes
Ciro tem aumentado as chances de vencer as próximas eleições com a consolidação de novas alianças. O problema é que elas lhe colocam restrições caso venha a vencer.
https://2.bp.blogspot.com/-hITAKecEQe4/WzTsedDsL5I/AAAAAAAAN8s/RMSnQJe4SoAxem5B3Qx-exqUiB57AvapACLcBGAs/s640/Ciro-Gomes-e-Paulo-Camara.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-hITAKecEQe4/WzTsedDsL5I/AAAAAAAAN8s/RMSnQJe4SoAxem5B3Qx-exqUiB57AvapACLcBGAs/s72-c/Ciro-Gomes-e-Paulo-Camara.jpg
Panorâmica Social
https://www.panoramicasocial.com.br/2018/06/o-dilema-de-ciro-gomes.html
https://www.panoramicasocial.com.br/
https://www.panoramicasocial.com.br/
https://www.panoramicasocial.com.br/2018/06/o-dilema-de-ciro-gomes.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy