2 de maio de 2013

Torça para o time que quiser

Ontem à noite, Flamengo 2, Campinense 1, um bom jogo pela Copa do Brasil, em Campina Grande. Mas o que mais chamou atenção no jogo estava fora de campo: mais uma vez torcedores, dessa vez paraibanos, fazem campanha para que nordestinos não torçam para os “times do sul”. Apelam para o “orgulho estadual” para apoiar uma atitude que é no mínimo, bastante controversa. A torcida do Flamengo espalhada por todos os cantos do Brasil é o alvo preferido de quem protesta em favor dos times locais em cada Estado em que o clube rubro-negro passa como visitante.

Protesto-Faixa-Santa-Catarina

Torcida do Figueirense protesta contra catarinenses que escolheram torcer para o Flamengo

Vamos lá: por que diabos uma pessoa é obrigada a torcer pelo time local e não pelo que ela quiser? Dizem que torcer para times de fora enfraquece os times locais, mas isso não condiz com a realidade: é exato afirmar que o Campinense – time paraibano cuja torcida foi a última a protestar nesse sentido – já era fraco antes de todos os seus atuais torcedores nascerem, assim como aqueles que escolheram torcer para outros times – especialmente o Flamengo, uma potência que ultrapassa as barreiras de qualquer Estado.

Além do mais, essa postura “xenófoba” é sempre muito perigosa porque sempre existe um outro lado da moeda. Imagine o quanto a economia local paraibana seria abalada se houvesse a campanha nacional “não vá à Paraíba no São João, fortaleça a sua festa local”, ou “não contrate trabalhadores paraibanos, fortaleça a mão de obra local”, ou ainda se fizessem um protesto aqui no Rio contra os cariocas que adoram frequentar o Centro de Tradições Nordestinas em São Cristóvão, com os dizeres: “Vergonha do Sudeste”. Não seria absurdo?

 

sport

Torcida do Sport-Recife protesta contra os flamenguistas pernambucanos

Levando essa situação para além do mero futebol, alguém poderia afirmar que é sempre ideal defender a economia nacional dando preferência aos produtos nacionais em vez dos importados, e que é exatamente isso que os paraibanos fazem em escala estadual. Bem, mesmo se tirarmos o fato de que o Flamengo é um “produto” nacional e não regional, ainda sobra uma questão importante: produtos de qualidade superior sempre vão levar a melhor sobre os de qualidade inferior, sejam de onde for. Imagine que você tenha um poder de compra suficiente para comprar o carro que quiser, inclusive um importado, mas, em nome de um suposto nacionalismo, vá comprar um modelo da antiga marca brasileira Gurgel – lembram dele? Jamais isso ocorreria. Agora, suponhamos que o Brasil tivesse uma marca nacional de automóvel que fizesse frente com as melhores marcas do mundo! Aí sim, seria perfeitamente legítimo apoiar a causa nacional. Enquanto isso não acontece, o Campinense será apenas um Gurgel, e os torcedores terão todo o direito de optar pelo Mercedes-Benz que quiserem...

Nordestinos já são os que mais sofrem com todo o tipo de bairrismo pelo país afora. Entristece-me profundamente que alguns deles tenham resolvido embarcar nessa campanha inútil, apoiando uma causa totalmente furada. Torcedor de futebol torce para o time que quiser do planeta, independentemente do Estado em que tenha nascido.

____________________

Outros links recomendados:

O preconceito regional entre torcedores de futebol

No Brasil, é proibido torcer por time de outro Estado

Anterior
Próximo

Professor de História, Mestre em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), carioca, usa este espaço para comentar sobre os assuntos da política e da sociedade de forma simples e clara, sem, no entanto, abrir mão do rigor da checagem dos fatos.

2 comentários:

  1. A pessoa tem que torcer pro time que quiser meu irmão! tem isso n! Eu torço pro time regional sou da bahia e torço pro vitória mas, e se eu quisesse torcer pro corinthians?! ou atlético?! sei la... tenho amigos q n gosta de nenhum daqui do país e torce pra time de fora... (real madrid). Melhor a pessoa torcer pra um e ter sua ''paixão'' do que ter um time na regiao, um no pais, um fora...

    Fora isso muito bom o post, ainda mais pra quem curte futebol =p


    http://www.facebook.com/kelecatura
    http://kelecatura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Detesto esses bairrismos exacerbados ... e quase óbvio que cidades que seus times não tenham tanta evidência , as pessoas costumam torcer para times "maiores" . Isso acontece muito no Sul quando se usar camisetas de times cariocas ou paulistas é quase um crime contra Grêmio e Inter ...

    ResponderExcluir

Leia nossos Termos de Uso