A tortura persiste no Brasil

H oje foi estabelecido o dia internacional de apoio às vítimas de tortura . Porém, o Brasil fica de cabeça baixa perante o mundo neste dia,...


Tortura policial

Hoje foi estabelecido o dia internacional de apoio às vítimas de tortura. Porém, o Brasil fica de cabeça baixa perante o mundo neste dia, encabulado, porque tem até hoje contas a acertar com o seu passado, que reflete diretamente no presente: o Brasil foi um dos países que menos condenou agentes da ditadura envolvidos em casos de tortura na época do regime militar, e essa situação repercute no nosso dia a dia, onde a tortura ainda está vergonhosamente presente.

Enquanto outros países como o Chile, o Uruguai e a Argentina passam a limpo seu passado para poderem seguir adiante, o Brasil e seus conchavos do alto escalão se escoram num acordo de anistia mequetrefe e ilegal, que em 1979 perdoou não só os perseguidos pelo regime, mas enfiou no pacote uma ilegal anistia a torturadores do regime.

Só agentes que reconhecem que fizeram coisa muito errada poderiam ter a maliciosa ideia de salvarem a suas peles numa lei para a posteridade. Acontece que o crime de tortura não prescreve, é uma determinação internacional. Porém, a bela Justiça brasileira, na figura de um Gilmar Mendes, decidiu que a lei de anistia não precisava ser revista, pondo um fim à possibilidade do Brasil passar a limpo sua história, fazendo com que notórios torturadores morram de velhice tranquilamente sem pagar pelo que fizeram.

O procurador do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF-RJ), Sérgio Suiama, afirmou em entrevista recente que, em 2010, o Estado brasileiro foi condenado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos a investigar e responsabilizar criminalmente os autores de violações de direitos humanos durante o período militar.

“Não obstante o Ministério Público tenha proposto até agora 27 ações penais, a grande maioria dessas ações encontra-se paralisada com o argumento da prescrição e de anistia. A impunidade permanece mesmo após uma condenação internacional do Estado brasileiro”

Qual o reflexo disso? Nossas autoridades policiais não completaram a transição para a democracia com o fim do regime militar. Enquanto a sociedade se democratizou, as forças policiais trouxeram para o século XXI as mesmas armas de repressão e tortura que eram praticadas no passado autoritário, extraindo confissões à base de lesão corporal.

Como pano de fundo, ainda temos uma sociedade que, amedrontada e com suas paranoias alimentadas diariamente com programas fascistas como Cidade Alerta e afins, rejeitam os pressupostos dos Direitos Humanos, abrindo assim caminho para todo tipo de violência policial como paliativo para a solução de nossos problemas sociais.

Infelizmente, o dia de hoje, que deveria ser de reflexão, é um dia de vergonha para o Brasil, um dos países onde a tortura segue sendo praticada, nem sempre às escondidas, e que contamina a nossa sociedade, impedindo-nos de dar um salto num dos maiores preceitos da civilização: o respeito à integridade física alheia. É preciso que a proteção aos poderosos acabe de uma vez nesse país e a lei seja para todos. A anistia a torturador é uma ilegalidade monstruosa perante a lei internacional e uma ferida que não cicatriza na sociedade brasileira. Temos que acabar com essa prática de uma vez por todas.

Sem isso, somos apenas selvagens, trogloditas das cavernas travestidos de cidadãos.

COMENTÁRIOS

Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: A tortura persiste no Brasil
A tortura persiste no Brasil
https://lh3.googleusercontent.com/-IwzFmrW4iSY/WVEU5frWF6I/AAAAAAAALdY/o5sCOxBVkAIGpaRrsXlolZ2-8LmnXy2QQCHMYCw/PoliceBrutality1%255B4%255D?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-IwzFmrW4iSY/WVEU5frWF6I/AAAAAAAALdY/o5sCOxBVkAIGpaRrsXlolZ2-8LmnXy2QQCHMYCw/s72-c/PoliceBrutality1%255B4%255D?imgmax=800
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2017/06/a-tortura-persiste-no-brasil.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2017/06/a-tortura-persiste-no-brasil.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy