“Haters” e “Trolls” saíram da internet para a vida real no Brasil

Já é bastante conhecido o fenômeno mundial de pessoas que usam os espaços destinados a comentários em sites e blogs da internet para desti...

ódio na internetJá é bastante conhecido o fenômeno mundial de pessoas que usam os espaços destinados a comentários em sites e blogs da internet para destilar ódio e preconceito (os chamados haters em inglês, de hate = ódio) e provocações para irritar as pessoas por puro divertimento pessoal (os trolls). Antes restritos aos impessoais e anônimos espaços virtuais da rede mundial de computadores, esse fenômeno parece ter chegado na vida real.

Na verdade, o correto seria dizer que a internet apenas ajudou a colocar pra fora aquilo que já estava lá, na sociedade, de forma oculta, dissimulada, (às vezes nem tanto) coisas como a homofobia, o racismo, o preconceito de religioso para religioso de outra vertente, o ódio de classe refletido no ódio ao PT (esse, então, um fenômeno curioso, porque atinge até quem é da classe trabalhadora e pensa com a cabeça da classe média).

A internet é violenta porque somos um país violento, de base patriarcal, autoritária, militarista. A violência está no nosso cotidiano histórico, de mãos dadas com a ignorância das massas. Um caldo perigoso que resulta em recordes mundiais para o Brasil de violência contra a mulher, de morte de homossexuais, de casos de homicídio, lichamentos públicos, enquanto vai derrubando mitos históricos, de que aqui é a terra da tolerância religiosa e que no nosso país não existe racismo.

Poderíamos depositar nossas esperanças numa elite urbana e ilustrada que tivesse a vontade de fazer desse país uma potência, mas infelizmente padecemos historicamente desse tipo de personagem. Nossa burguesia sempre foi egoísta e dependente do Estado, como é até hoje, muito mais do que gostaria de reconhecer. O empreendedorismo capitalista não fez surgir aqui um Carnegie, um Rockefeller, um Cecil Rhodes. Nosso Barão de Mauá, o que mais se aproximou de um verdadeiro empreendedor privado, foi sabotado pelos homens do poder de sua época, escravocratas e latifundiários, cujos netos e bisnetos são os mesmos homens mesquinhos e egoístas que comandam hoje no país a política nacional.

Em breve, aqui no blog, vamos procurar entender um pouco mais do que acontece nesse país. Por que chegamos a tal nível de contradições e de desigualdades, de ignorância e de osbscurantismo.

Para isso lançaremos mão do recente trabalho do professor Jessé Souza: A tolice da inteligência brasileira. E assim esperamos inaugurar em alto nível esse novo ano e essa nova fase do blog. Nos vemos lá. 

PS: Para um exemplo de um verdadeiro Troll em ação, você pode dar uma olhada nos próprios comentários desta postagem. Observe como o comentador Stalin Lula da Silva já provoca desde o nick falso que escolhe, passando pelo comentário que não cita nada da postagem ou acrescenta sequer uma visão diferente à apresentada. Sua única função é atacar, provocar, e se divertir. Um exemplo didático. Depois de uma primeira chamada, a sugestão é ignorar. Se passar dos limites, apagar. Em ultimo caso, denunciar ao blogger, pra ele ficar um bom tempo sem o seu passatempo preferido.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 13
Loading...
Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: “Haters” e “Trolls” saíram da internet para a vida real no Brasil
“Haters” e “Trolls” saíram da internet para a vida real no Brasil
https://lh3.googleusercontent.com/-rDGYhbaPopY/Vpo-jPtOz6I/AAAAAAAAJVA/dmncoDwu_7k/hqdefault%25255B9%25255D.jpg?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-rDGYhbaPopY/Vpo-jPtOz6I/AAAAAAAAJVA/dmncoDwu_7k/s72-c/hqdefault%25255B9%25255D.jpg?imgmax=800
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2016/01/haters-e-trolls-sairam-da-internet-para.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2016/01/haters-e-trolls-sairam-da-internet-para.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy