Capitalismo x socialismo, uma comparação problemática. Entenda.

“ Há algum regime comunista- socialista em que haja uma democracia plena, com ordem e progresso? Há algum regime comunista-socialista em que...

socialismo e capitalismo

Há algum regime comunista- socialista em que haja uma democracia plena, com ordem e progresso? Há algum regime comunista-socialista em que o seu povo viva bem social- democraticamente e financeiramente?

Essas são perguntas recorrentes, com algumas variações, feitas por simpatizantes/beneficiários (reais ou imaginários) do sistema capitalista-liberal em contraposição àquilo que eles imaginam ser o comunismo/socialismo na prática. Eu entendo que as façam. Nós, do Ocidente, estamos acostumados a ter como ideia de mundo, desde que nascemos, um capitalismo maravilhoso, justo e meritocrático, enquando “do lado de lá” só há totalitarismo, sofrimento e miséria. Mas existem duas questões importantes, no mínimo, que deixam a comparação um tanto problemática.

Geralmente se levanta a questão do bem estar nas sociedades capitalistas. Bem, primeiro, lembremos como eram os países capitalistas na Europa no século XIX, quando o capitalismo se consolidou de vez: trabalhadores esgotados, trabalhando 14 horas por dia, famintos, miseráveis e com uma vida de cão. Ganhavam apenas o mínimo para garantir que não morressem no trabalho. Se o capitalismo hoje parece mais humano, "social", foi por causa das lutas sociais, das greves, dos trabalhadores organizados tomando porrada da polícia nas ruas pra garantir alguns direitos que o capital nunca deu de graça. Também existiu o medo, com a ascensão da União Soviética, de que os explorados trabalhadores se sentissem tentados a abraçar a bandeira do comunismo. Então, por conta disso, algus direitos foram assegurados para apaziguar a chama revolucionária nos países capitalistas. Ou seja, no mínimo indiretamente, cada trabalhador, socialista ou não, deve muito aos comunistas.

E segundo: poucas sociedades socialistas comunistas desfrutaram historicamente durante algum tempo de "democracia, ordem e progresso". Porque tal como no Chile de Allende, no Brasil de Jango (que nem comunista era, apenas um defensor de direitos dos trabalhadores) diversos governantes, especialmente na América Latina, sofreram golpes de Estado com a ajuda do país "mais livre e democrático do mundo" (os EUA) que abortaram esses projetos antes que prosperassem. Isso sem falar na Venezuela, que sofreu um golpe revertido pelo povo nas ruas, e Cuba, onde Fidel é provavelmente o ser humano que mais foi vítima de tentativas de assassinato no século XX. Por isso, países como a Coreia do Norte, Cuba, entre outros, resistem militarmente, mas sofrem sanções econômicas do mundo “livre” capitalista que prejudicam o seu progresso material. Mas mesmo assim, nestes lugares não existem miseráveis, sem-teto, mendigos e famintos, como nos países capitalistas. Todos tem onde morar, tem hospital de alto nível e educação de graça, e uma participação política que não se vê nem na Europa. Isso que é bem estar social, não acham? O que adianta ter um Iphone e morrer na fila dos hospitais, ou de fome, como acontece no Brasil e em muitos países capitalistas?

Saiba mais: Mais de 60% dos brasileiros que passam fome têm celular, diz IBGE

Além disso "ordem e progresso", bem como "democracia" são lemas vagos, burgueses e liberais que nunca saíram do papel de fato. A ordem que vivemos é deplorável, com uma desigualdade social mundial que só aumenta entre bilionários e miseráveis; o progresso é restrito a poucos que vivem numa bolha de consumo capitalista, enquanto o resto fica de fora da festa; e a democracia burguesa se resume a ir apertar uns botões na urna eletrônica de dois em dois anos, porque tudo é um jogo de cartas marcadas onde o poder econômico manda e os políticos obedecem.

São fatores, portanto, que devem sempre ser levados em conta quando alguém capciosamente pretende comparar as maravilhas do capitalismo e as “desgraças” do comunismo.



COMENTÁRIOS

BLOGGER: 2
Loading...
Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: Capitalismo x socialismo, uma comparação problemática. Entenda.
Capitalismo x socialismo, uma comparação problemática. Entenda.
https://lh3.googleusercontent.com/-FP3bwpn0jMQ/VqehiNOoYWI/AAAAAAAAJYI/YYerB_N-A14/socialismo%252520e%252520capitalismo_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800
https://lh3.googleusercontent.com/-FP3bwpn0jMQ/VqehiNOoYWI/AAAAAAAAJYI/YYerB_N-A14/s72-c/socialismo%252520e%252520capitalismo_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2016/01/capitalismo-x-socialismo-uma-comparacao.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2016/01/capitalismo-x-socialismo-uma-comparacao.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy