Enquanto Uruguai aprova Lei de Medios, governo brasileiro vira refém da imprensa

Foi aprovada hoje, no Congresso uruguaio, a “ Lei de Médios ” daquele país, denominada Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual , depois ...

Pluraridade e Diversidade nas Midias

Foi aprovada hoje, no Congresso uruguaio, a “Lei de Médios” daquele país, denominada Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual, depois de mais de um ano de debates e disputas políticas, onde, obviamente, as empresas de comunicação comerciais lutaram para manter intactas as diretrizes que até então garantiam seus monopólios, através de seus deputados “amigos”.

A rigor, as medidas apontadas na nova lei servirão para garantir maior pluralidade e diversidade na programação uruguaia, com a quebra dos monopólios dos grandes meios de comunicação. A lei também defende que 60 por cento de toda a programação seja de produção nacional, além da limitação da publicidade e da criação de um Conselho de Comunicação Audiovisual que pretende garantir a pluralidade dos meios de comunicação.

Mas e no Brasil?

No nosso país, a Lei de Médios é apenas uma utopia. Setores dos governos petistas têm promovido seminários e consultas há muitos anos com a sociedade civil para aprimorar e adaptar as diretrizes de todos os modelos disponíveis mundo afora à nossa realidade. Mas não se sabe por que motivos a cúpula do governo federal jamais tornou a regulação, a pluralidade e a diversidade dos meios de comunicação brasileiros, uma bandeira a ser levantada.

O tema é mais um dos que causam um abismo entre o Partido dos Trabalhadores, que apoia a lei e quer que ela seja implementada ano que vem, e o governo Dilma que apesar de ensaiar um apoio discreto antes da eleição, depois, já afirmou que o tema não é prioridade.

Ora, que prioridade pode ser maior do que a necessidade urgente de democratizar um aparelho poderoso de informação que em todos esses anos tem servido de plataforma política para a direita mentir, influenciar e atacar o próprio governo, como tem sido desde que o PT alcançou o poder?

Difícil de compreender por que Dilma Rousseff prefere apanhar todos os dias de uma mídia vendida, que atualmente anda colocando em risco a maior empresa estatal brasileira, com acusações e mais acusações de corrupção que sempre houveram e sempre vão haver enquanto o sistema for este que favorece o poder econômico em vez de servir aos interesses da população. Mas para essa mídia burguesa e parcial, toda a corrupção do planeta é obra do PT, e não há nenhuma maneira da população conhecer uma outra versão do Operação Lava Jato. Para todos os efeitos, a população brasileira é levada a acreditar que a corrupção na Petrobras começou apenas com a chegada de Lula e Dilma ao Planalto. Até quando o PT vai ser tão conivente com isso?

E nisso o governo Dilma é tanto o vilão quanto a própria vítima, e assim parece que vai querer ser até o fim.

COMENTÁRIOS

Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: Enquanto Uruguai aprova Lei de Medios, governo brasileiro vira refém da imprensa
Enquanto Uruguai aprova Lei de Medios, governo brasileiro vira refém da imprensa
http://lh4.ggpht.com/-kvODkslT1qc/VJmMlJF-qAI/AAAAAAAAIak/Nu9CNjMd0mU/Pluraridade%252520e%252520Diversidade%252520nas%252520Midias%25255B4%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh4.ggpht.com/-kvODkslT1qc/VJmMlJF-qAI/AAAAAAAAIak/Nu9CNjMd0mU/s72-c/Pluraridade%252520e%252520Diversidade%252520nas%252520Midias%25255B4%25255D.jpg?imgmax=800
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2014/12/enquanto-uruguai-aprova-lei-de-medios.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2014/12/enquanto-uruguai-aprova-lei-de-medios.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy