Classe média pode pedir golpe. Pobres não podem exigir justiça social

A parcela reacionária da população brasileira, levada de forma ensandecida às ruas por políticos irresponsáveis e uma mídia golpista, desde...

MANIFESTAÇÃO/FORA DILMA/AVENIDA PAULISTA

A parcela reacionária da população brasileira, levada de forma ensandecida às ruas por políticos irresponsáveis e uma mídia golpista, desde o fim das eleições, para pedir intervenção militar no Brasil, foi o tema do artigo de hoje na Folha, de Vladimir Safatle. O professor lembrou a ironia desse assunto estar em voga bem na véspera da conclusão do relatório final da Comissão da Verdade, prevista para ser publicada nesta quarta-feira.

Mas um outro detalhe importante trazido por Safatle diz respeito ao crime que se comete ao se pedir um golpe de Estado para eliminar as parcas conquistas democráticas que conseguimos granjear desde 1985, fato que me faz tratar do assunto mais adiante.

O que pensam os chefes militares

Há pouco menos de um mês, os três chefes das Forças Armadas comentaram com a jornalista Mônica Bergamo sobre o que pensavam dos ruidosos protestos pedindo Impeachment e Ditadura Militar, e se mostraram bastante tímidos, despreocupados e resignados com a atitude criminosa desta parcela de fascistas brasileiros.

O general Enzo Peri afirmou na ocasião que "Nós vivemos há muitos anos em um ambiente de absoluta normalidade". Já o almirante Julio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha, disse: "Os militares estão totalmente inseridos na democracia e não vão voltar. Isso eu garanto". O brigadeiro Juniti Saito, por sua vez, criticou os radicais: "São opiniões de extremistas", afirma, antes de sentenciar. "É algo impossível de acontecer. Só quem poderia tentar fazer isso é o pessoal da ativa. E, como nós não queremos nada nesse sentido, não há a menor chance de essas ideias evoluírem."

Espanta a tranquilidade com que os oficiais militares trataram do assunto. Afora uma guerra, talvez não haja tema mais caro aos militares de qualquer país do que insinuações de Golpe de Estado. Isso porque dentre as funções máximas das Forças Armadas, está a defesa da lei e da ordem, prerrogativa que os militares fizeram muita questão de manter na Constituição de 88. Ora, não seriam esses manifestantes fascistas “criminosos”, como afirma Safatle, justificando uma intervenção de natureza militar, não contra as instituições republicanas, como querem os golpistas, mas sim contra essa horda que desdenha da “ordem” que os militares tanto prezam, nem que sejam meras prisões e interrogatórios, como os militares brasileiros estão tão acostumados a praticar?

Ou será que a ordem não está em perigo quando são as classes médias que estão a clamar por golpes, e sim apenas quando as populações pobres e os movimentos sociais vão às ruas pedir justiça social? Acho que não há mais dúvida pra ninguém quanto a isso.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 3
Loading...
Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: Classe média pode pedir golpe. Pobres não podem exigir justiça social
Classe média pode pedir golpe. Pobres não podem exigir justiça social
http://lh6.ggpht.com/-mx9NUTvAyCU/VIcz8jeo9GI/AAAAAAAAIWQ/x5hWI358nUU/intervencao-militar_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh6.ggpht.com/-mx9NUTvAyCU/VIcz8jeo9GI/AAAAAAAAIWQ/x5hWI358nUU/s72-c/intervencao-militar_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2014/12/classe-media-pode-pedir-golpe-pobres.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2014/12/classe-media-pode-pedir-golpe-pobres.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy