Sergei Mikhalkov e os hinos da Rússia

Um detalhe curioso na estreia da Rússia agora há pouco na Copa do Mundo: o uniforme vermelho com detalhes em dourado e o hino, que remetem à...

Sergei MikhalkovUm detalhe curioso na estreia da Rússia agora há pouco na Copa do Mundo: o uniforme vermelho com detalhes em dourado e o hino, que remetem à União Soviética. 

A história do hino daquele país é repleto de complicadas reviravoltas, e com um personagem constante: Sergei Mikhalkov

A música escrita por Alexander Alexandrov surgiu em 1943. A letra foi composta pelo poeta e dramaturgo Mikhalkov. O refrão louvava o "partido de Lênin, o partido de Stalin/ Levando-nos ao triunfo do comunismo".

Depois da morte de Stalin, em 1956, seu adversário político e sucessor Nikita Khrushchev condenou o refrão, e assim o hino perdeu a sua letra. Assim, durante 21 anos, o hino foi executado apenas na versão instrumental. A União Soviética, reformada, procurava um autor para criar um hino da era pós-stalinista. 

Em 1977 o hino ganhou uma nova letra. O mesmo Mikhalkov, agora com 64 anos, acabou sendo incumbido novamente da tarefa, agora sem menções a Stalin: "O partido de Lênin, a força do povo". 

Em 1990, com a queda da União Soviética, o hino foi trocado. Boris Iéltsin modificou o tradicional hino soviético pela "Canção Patriótica", uma melodia sem letras, tal qual o hino espanhol, que não "colou". Foi chamado pelo povo de "hino das oligarquias", por representar um período de grandes desigualdades sociais no país. 

Já no outono de 2000, o novo presidente Vladimir Putin recebeu um grupo de atletas olímpicos russos que se queixaram com ele, porque a falta de um hino que representasse a grandeza antiga da Rússia os desmoralizava e tirava o sabor de suas vitórias. O velho hino soviético era muito melhor que aquele hino sem letra e sem graça. 

Então, o hino soviético voltou a ser tirado da gaveta. Mais uma vez, Mikhalkov, agora com 87 anos, escreveu uma nova letra para substituir a anterior. O refrão passou a louvar "a sabedoria ancestral do povo". Putin enviou ao parlamento um projeto de lei, e o novo hino velho foi rapidamente aprovado. 

COMENTÁRIOS

Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: Sergei Mikhalkov e os hinos da Rússia
Sergei Mikhalkov e os hinos da Rússia
http://lh6.ggpht.com/-RlixZCUdw34/U6DT1aLknPI/AAAAAAAAHYk/-WUAawcgbeE/Sergei%252520Mikhalkov%25255B10%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh6.ggpht.com/-RlixZCUdw34/U6DT1aLknPI/AAAAAAAAHYk/-WUAawcgbeE/s72-c/Sergei%252520Mikhalkov%25255B10%25255D.jpg?imgmax=800
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2014/06/sergei-mikhalkov-e-os-hinos-da-russia.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2014/06/sergei-mikhalkov-e-os-hinos-da-russia.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy