Modo latino-americano de torcer

Torcedores chilenos presosAs pessoas andam perdendo mesmo o equilíbrio hoje em dia. Tudo é assim, ou preto, ou branco, não tem mais um meio-termo. Ainda mais quando o assunto é futebol com elementos de política envolvidos…

Hoje 88 chilenos foram presos depois de invadir o estádio do Maracanã através da área destinada à imprensa antes do jogo Espanha e Chile e podem ser deportados a qualquer momento. Foi o suficiente para diversos críticos brasileiros defenderem nossos vizinhos sul-americanos, porque se opõem à organização do evento e acham legítimo o “ato político”. 

Eu também me oponho e muito à forma como essa Copa foi realizada, e acho que a torcida brasileira almofadinha de classe média não sabe torcer nos estádios. Também acho que essa Copa não foi feita pra todo mundo, mas nem por isso eu vou achar bonito um bando de tresloucados chilenos invadindo o Maracanã como uma horda de hunos porque "é assim que se torce na América Latina!!".

Pra mim isso não é modelo de torcida. A festa que eles fazem nos estádios sim, é muito bonita e empolgante, mas tudo que extrapola a isso merece ser condenado. Ou será que essas pessoas também acham que rojão, pedrada e sapatada na cabeça é uma linda e legítima forma latino-americana de torcer?

Que eles dão de mil em entusiasmo nos nossos coxinhas com seus cânticos e sua empolgação eu concordo, mas temos que saber separar as coisas. É possível criticar a insossa torcida brasileira sem ter que apoiar esse tipo de comportamento repreensível dos estrangeiros. Isso daqui não é casa da mãe joana. É só imaginar um grupo de brasileiros sem ingressos invadindo o estádio de Wembley em plena realização de uma Copa do Mundo. Claro que não.