Internautas vencem queda de braço com o lobby das teles no Marco Civil

Com a aprovação do Marco Civil da internet , que foi tema de inúmeras discussões na Câmara de Deputados nos últimos cinco meses, idas e vind...

queda_de_bracoCom a aprovação do Marco Civil da internet, que foi tema de inúmeras discussões na Câmara de Deputados nos últimos cinco meses, idas e vindas do governo, crise da presidência com a base aliada e trancamento de pautas, acabou prevalecendo o bom senso e os interesses daqueles a quem aquela Casa fora designada para representar.

Muito bem, foi a vitória da democracia, da neutralidade e da privacidade dos usuários de internet brasileiros, que, ao que tudo indica – salvo alguma reviravolta inesperada no Senado – terão o Marco Civil pelo qual fizeram enorme campanha a garantir o tratamento igualitário na internet para todos. Mas se o projeto era tão favorável para os internautas, por que foi preciso uma mobilização tão grande, um debate tão acalorado e discussões tão fortes sobre o assunto? Quem poderia ser contra tudo isso?

São esses detalhes que não podemos deixar passar em branco, se quisermos entender o que sempre está em jogo na política nacional.

Políticas e politicagens

Alguns hão de alegar que o jogo político é assim mesmo, uma arena de ideias contrárias onde se discute a melhor maneira de resolver nossos problemas através de um consenso. Sim, é claro que essa é a essência da política. Mas quando os pontos sobre um tema, como por exemplo, o Marco Civil da Internet, ameaçam discriminar a população por faixa de renda num universo que foi concebido originalmente para ser livre e igualitário, devemos desconfiar das nobres intenções de alguns desses representantes do “povo”. Será que estão sempre mesmo falando em nome dos nossos interesses?

Por trás das boas intenções...

O PPS foi o único partido que votou contra o Marco Civil, aclamado no mundo inteiro como um modelo a ser seguido (até o PMDB recuou ante a pressão). A justificativa do presidente do partido, Roberto Freire, é das mais ridículas, e que, na verdade, é fruto do que a política tem de pior: a oposição não construtiva, mas oportunista. Ao se referir ao projeto, disse que “esse é um dos termos que mais atentam contra a liberdade no mundo de hoje”. Por sua vez, o líder do partido, Rubens Bueno (PR) disse que o Marco Civil “submete a neutralidade de rede de que o país goza hoje de forma absoluta à presidente da República, que poderá regulamentá-la por decreto, e à Anatel, que como todas as agências reguladoras, é aparelhada”. Além disso, alegou que o governo poderia censurar o Twitter e o Facebook, “como fez o governo da Turquia”. (fonte)

Os argumentos são absurdos, e mesmo assim foram neles que o partido se escorou para, indiretamente, ir de encontro aos interesses de milhões de internautas – desde que isso representasse uma derrota para o governo.

Já tinha o Deputado Ricardo Izar do PSD alegado que não era contra o Marco Civil, mas a favor da “família”, ao condicionar a aprovação do projeto à inclusão de um controle parental de conteúdo – todas questões lunáticas ou irrisórias que ameaçaram atender aos interesses das teles e dos provedores, ávidos pela derrubada do Marco Civil – o que nos faz no mínimo, desconfiar...

A pressão dos internautas venceu o lobby. Mas o que não devemos deixar de notar, é que existe lobby de empresas e corporações naquela Casa, ameaçando os interesses dos eleitores e que, se a gente não ficar atento, são para eles que os nobres deputados trabalham, e não para nós. Que essa experiência nos sirva para outras votações no Congresso.

Principais pontos do Marco Civil:

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 2
Loading...
Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: Internautas vencem queda de braço com o lobby das teles no Marco Civil
Internautas vencem queda de braço com o lobby das teles no Marco Civil
http://lh4.ggpht.com/-n_C1cSnL1vc/UzMk2_HJxcI/AAAAAAAAHNM/WuZfx_oF62o/queda_de_braco%25255B4%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh4.ggpht.com/-n_C1cSnL1vc/UzMk2_HJxcI/AAAAAAAAHNM/WuZfx_oF62o/s72-c/queda_de_braco%25255B4%25255D.jpg?imgmax=800
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2014/03/internautas-vencem-queda-de-braco-pelos.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2014/03/internautas-vencem-queda-de-braco-pelos.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy