Projeto de Lei em tramitação poderia ter salvo a vida de cinegrafista

O cinegrafista Santiago Andrade da Band poderia estar vivo hoje, se os congressistas brasileiros já tivessem votado e aprovado o projeto de...

cinegrafista santiago andrade

O cinegrafista Santiago Andrade da Band poderia estar vivo hoje, se os congressistas brasileiros já tivessem votado e aprovado o projeto de lei 3271, de autoria do deputado federal José Stédile (PSB/RS) que visa alterar a redação de dispositivos do Decreto-Lei nº 4.238, de 8 de abril de 1942, que dispõe sobre a fabricação, o comércio e o uso de artigos pirotécnicos, como a bomba que matou o cinegrafista recentemente.  O projeto atualmente aguarda parecer para apreciação no plenário da Câmara.

Poder de destruição letal

De acordo com dados do site do deputado, por ano 5 mil pessoas são vítimas dos fogos, sofrendo mutilações graves e outras que chegam a morrer com o manuseio dos artefatos. Se não bastasse isso, também é importante ressaltar o impacto nos animais que morrem de infarto, enforcamento ou se perdem nas ruas por conta do barulho e do estresse. Pessoas com problemas de saúde e crianças pequenas também são vítimas do incômodo provocado por este tipo de diversão estúpida e perigosa, que ocorre especialmente nos subúrbios mais pobres. Isso sem contar quando os fogos viram literalmente armas letais.

O tipo de bomba que matou Santiago Andrade provavelmente é o tipo “rojão de vara” ou “treme-terra” cuja venda é liberada apenas para maiores de 18 anos, mas que, sem fiscalização, pode ser facilmente adquirida. O artefato contém 60 gramas de pólvora e pode atingir velocidade superior a 460Km/h antes de explodir – o que pode facilmente matar, conforme vimos na Central do Brasil.

Venda apenas para empresas

Se a proposta do deputado for aprovada, a venda desse tipo de artefato estará proibida para toda e qualquer pessoa, sendo permitida apenas para pessoas jurídicas – empresas que organizam o Réveillon de Copacabana, por exemplo. A ideia inicial do projeto em 2012 foi anunciada no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais no RS, proposta pela Câmara Federal, mas acabou crescendo em proporção com o aumento das tragédias envolvendo fogos de artifício. O deputado cita, por exemplo, o caso da Boate Kiss, em Santa Maria, onde dezenas de jovens morreram em consequência do manuseio de um artefato pirotécnico, e do jovem boliviano Kevin Spada, morto quando um rojão clandestino da torcida do Corinthians acertou seu olho. Agora a morte do cinegrafista da Band também reforça a necessidade de se regular a venda de fogos e bombas que podem se transformar em verdadeiras armas letais.

A partir de agora estamos acompanhando a tramitação do PL 3271/12 , e qualquer novidade a respeito do projeto será divulgada em nossas redes sociais.

Houve uma época recente em que rojões eram culturalmente aceitos e deflagrados livremente em estádios de futebol, e com o tempo esse costume foi sendo abolido na medida em que os casos de acidentes foram ficando mais recorrentes. Se no futebol conseguimos esclarecer a população e romper com uma larga tradição, então é possível conseguir o mesmo resultado com a sociedade de modo geral também.

O projeto de lei: CLIQUE AQUI

COMENTÁRIOS

Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: Projeto de Lei em tramitação poderia ter salvo a vida de cinegrafista
Projeto de Lei em tramitação poderia ter salvo a vida de cinegrafista
http://lh5.ggpht.com/-PpmOFKykg5U/UvrArNqCgmI/AAAAAAAAHB0/JwBoCAXEQ-Q/cinegrafista%252520santiago%252520andrade%25255B5%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh5.ggpht.com/-PpmOFKykg5U/UvrArNqCgmI/AAAAAAAAHB0/JwBoCAXEQ-Q/s72-c/cinegrafista%252520santiago%252520andrade%25255B5%25255D.jpg?imgmax=800
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2014/02/projeto-de-lei-em-tramitacao-poderia.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2014/02/projeto-de-lei-em-tramitacao-poderia.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy