Feliz ano novo de lutas

Chegou 2014. Um ano especial para as camadas médias urbanas do país. Afinal é ano de Copa do Mundo no Brasil. Mas também é um momento decis...

protestos-no-BrasilChegou 2014. Um ano especial para as camadas médias urbanas do país. Afinal é ano de Copa do Mundo no Brasil.

Mas também é um momento decisivo para uma outra parcela enorme dentro desse mesmo segmento social, que, junto com as classes menos favorecidas, promete lutar contra esse modelo elitista-capitalista-empresarial que querem emplacar no nosso país.

As lutas sociais que aconteceram no ano passado foram um prelúdio do que está por vir. Embora muitas vezes dispersas, sem liderança ou metas claramente estabelecidas, podemos firmemente enquadrá-las dentro do contexto mundial de luta contra os desmandos do capitalismo internacional – movimento que se inaugurou na luta dos zapatistas de Chiapas, se seguiu nas famosas batalhas de Seattle em 1999 contra a OMC e em 2001 nos protestos contra o encontro do G8 em Gênova, e que culminaram na Primavera dos Povos Árabes de 2011 e chegaram até Nova Iorque, no Occupy Wall Street.

Os protestos brasileiros, embora bastante diversificados em reivindicações, devem ter esse foco em seu horizonte: ativistas negros, feministas, gays, estudantes, militantes políticos de esquerda, todos devem convergir seus esforços em 2014 contra o neoliberalismo travestido de modernidade empresarial que o governo petista persiste em alimentar.

Se temos a oportunidade de mostrar ao mundo que mudamos, que agora não nos contentamos com pouco, que não aceitamos mais ser enganados e vilipendiados, a chance é agora. Todas as atenções estarão voltadas ao Brasil.

Por isso, desejo a todos os amigos, leitores, comentaristas e divulgadores do nosso blog, um 2014 de muitas lutas. A repressão das classes privilegiadas será grande, mas o céu é o nosso limite. Nos vemos nas ruas.

COMENTÁRIOS

Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: Feliz ano novo de lutas
Feliz ano novo de lutas
http://lh4.ggpht.com/-dwN5cjbN5HI/UsSyV594aAI/AAAAAAAAGyA/6R3parGDJQ0/protestos-no-Brasil%25255B8%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh4.ggpht.com/-dwN5cjbN5HI/UsSyV594aAI/AAAAAAAAGyA/6R3parGDJQ0/s72-c/protestos-no-Brasil%25255B8%25255D.jpg?imgmax=800
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2014/01/feliz-ano-novo-de-lutas.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2014/01/feliz-ano-novo-de-lutas.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy