Caso Amarildo faz Senado propor punição contra desaparecimento forçado de pessoa

  O pedreiro Amarildo de Souza continua desaparecido, provavelmente jamais será encontrado vivo, mas seu sumiço pode ter contribuído para ...

 

Amarildo

O pedreiro Amarildo de Souza continua desaparecido, provavelmente jamais será encontrado vivo, mas seu sumiço pode ter contribuído para que casos semelhantes sejam severamente punidos.

Nessa semana, os senadores aprovaram substitutivo de projeto de lei que tipifica o crime de desaparecimento forçado de pessoa, com penas que podem chegar a 40 anos de prisão. O projeto segue agora para a apreciação da Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, o desaparecimento forçado de pessoa diz respeito a “qualquer ação de apreender, deter, sequestrar, arrebatar, manter em cárcere privado, impedir a livre circulação ou de qualquer outro modo privar alguém de sua liberdade, em nome de organização política, ou de grupo armado ou paramilitar, do Estado, suas instituições e agentes ou com a autorização, apoio ou aquiescência de qualquer destes, ocultando ou negando a privação de liberdade ou deixando de prestar informação sobre a condição, sorte ou paradeiro da pessoa a quem deva ser informado ou tenha o direito de sabê-lo”. Ou seja: autoridades e agentes de segurança envolvidos no desaparecimento forçado de qualquer cidadão passarão a responder por esse crime. Só no Rio de Janeiro, quase 20 mil “amarildos” desapareceram nos últimos dez anos, e esse ano, no Estado, uma média de 17 pessoas somem todos os dias. Na última década, o número de desaparecidos na cidade aumentou 29 por cento.

estatística

   Fonte: Folha de S. Paulo         

Esses números são inaceitáveis, o que torna a proposição muito bem vinda. Mas o que chama a atenção mesmo é que passamos todo esse tempo sem que ela existisse. Talvez isso explique o número obsceno de desaparecidos em todo o Brasil, casos sem solução e sem responsabilização, muitos deles depois de abordagens policiais, que angustiam milhares de famílias para o resto de suas vidas. Vamos cobrar que a Câmara aprove essa lei, para que casos sintomáticos como o do Amarildo não aconteçam mais com tanta frequência – e o pior, sem punição.

COMENTÁRIOS

Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: Caso Amarildo faz Senado propor punição contra desaparecimento forçado de pessoa
Caso Amarildo faz Senado propor punição contra desaparecimento forçado de pessoa
http://lh4.ggpht.com/-2tHyP9fRvl0/Up9-jnSioHI/AAAAAAAAGkw/mSZ0s3pc2D4/amarildo%25255B14%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh4.ggpht.com/-2tHyP9fRvl0/Up9-jnSioHI/AAAAAAAAGkw/mSZ0s3pc2D4/s72-c/amarildo%25255B14%25255D.jpg?imgmax=800
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2013/08/caso-amarildo-faz-senado-propor-punicao.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2013/08/caso-amarildo-faz-senado-propor-punicao.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy