Democracia e a Doutrina da Segurança Nacional

Espionagem-digitalDurante o período da Guerra Fria, a democracia se tornava um empecilho grande demais para o controle mais firme dos cidadãos nos Estados Unidos. Sem poder abdicar do lucrativo e publicitário título de “baluarte da democracia e da liberdade mundial”, a solução para cercear a privacidade e os direitos individuais da população estadunidense foi a criação da Doutrina de Segurança Nacional.

De inspiração positivista-funcionalista, essa doutrina tem como base a conservação da sociedade como um organismo, onde cada indivíduo contribui para o harmônico funcionamento da coletividade como um todo. Assim, os elementos ditos “indesejáveis” seriam vistos como uma “doença” social e deveriam ser combatidos e eliminados. Essa doutrina foi exportada para o Brasil nos anos 50 através das inúmeras alianças entre o Brasil e os Estados Unidos contra um suposto perigo comunista, e coube como uma luva para justificar o Golpe Civil-Militar no Brasil em 1964, já que a Doutrina da Segurança Nacional é um ataque frontal contra qualquer tipo de democracia, de debates de ideias contraditórias e de liberdades de expressão. Tudo o que incomoda a “ordem” é vigiado e o que fica é um pastiche de liberdades e direitos aparentes mas não efetivos.

Espionando os próprios cidadãos

A Guerra Fria acabou, como todo mundo sabe, mas a Doutrina de Segurança Nacional continua a pleno vapor nos Estados Unidos. E isso ficou muito patente com as últimas revelações de um ex-membro da CIA, que por razões de sentimento de dever para com a verdade, resolveu expor as práticas secretas dessa agência.

Edward Snowden, de 29 anos, ex-técnico da CIA, trabalhava para a Dell e a Booz Allen Hamilton, empresas que prestavam serviço para a NSA (Agência de Segurança Nacional) e foi quem expôs recentemente que o governo norte-americano tem acesso às contas de usuários das principais redes sociais como Facebook e Twitter e de outras empresas, como Google ou Yahoo, através de um programa secreto de vigilância. Cá pra nós, ao menos aqueles mais bem informados e menos alienados já sabiam disso há muito tempo. Este mesmo blog já havia alertado de forma bastante clara, há mais de um ano, o que estava sendo preparado em termos de espionagem na internet pelo governo dos Estados Unidos, conforme o link abaixo.

NSA: diga adeus aos dias de liberdade e privacidade na internet

Mas sua revelação, de qualquer forma, não deixa de ser importante e até heroica, por confirmar as suspeitas com informações de um insider. Neste momento, Snowden, que estava em Hong Kong antes das suas denúncias virem a público, está desaparecido. Quem sabe tentando escapar de ser condenado à morte num país onde dizer a verdade é crime de lesa-pátria.

Talvez agora se perceba por que os Estados Unidos precisam sempre ter um inimigo e um estado de guerra permanente. Sem essas justificativas, não seria possível apelar para essa colossal violação de direitos a que o governo submete sua população e o restante do mundo. Se antes a luta contra a influência comunista justificava a Doutrina da Segurança Nacional e debandava em diversas violações de direitos, agora é a “Guerra ao Terror”, essa peça de ficção publicitária da mais enganosas, que serve a este propósito.

E ainda há, acredite se quiser, quem realmente pense que os Estados Unidos são mesmo o baluarte dos direitos, das liberdades e da democracia no mundo... A propósito, um abraço para os agentes da CIA que por ventura venham espionar este artigo.

______________________

Links:

http://rudineiaugusti.blogspot.com.br/2010/02/teoria-positivista-funcionalista-o.html

http://www.portugues.rfi.fr/americas/20130610-edward-snowden-o-tecnico-que-revelou-o-escandalo-de-rastreamento-eletronico-nos-eu

http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/104836/Assange-ex-agente-da-CIA-Edward-Snowden-%C3%A9-her%C3%B3i-Assange-ex-agente-CIA-Edward-Snowden-her%C3%B3i.htm

http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/acuado-ex-agente-da-cia-edward-snowden-desaparece-em-hong-kong,3ace27b2ffa2f310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=930