Que venham os médicos cubanos!

O Conselho Federal de Medicina anda criticando a intenção do governo de permitir a atuação de 6 mil médicos cubanos sob as mais impertinente...

medicos-cubanos-brasilO Conselho Federal de Medicina anda criticando a intenção do governo de permitir a atuação de 6 mil médicos cubanos sob as mais impertinentes críticas, que certamente ocultam outras razões bem mais específicas.

Uma das questões mais apontadas é a falta de revalidação dos diplomas dos colegas cubanos. É até louvável que o Conselho esteja realmente tão preocupado com a qualidade dos profissionais que vêm atuar no Brasil. O curioso é que eles não parecem demonstrar a mesma preocupação com o péssimo atendimento e formação dos próprios médicos brasileiros, responsáveis por mortes e descasos como o da menina Adrielly dos Santos Vieira no começo desse ano, além da defasagem de profissionais pelo interior do país, onde a abertura de clínicas particulares é tão mais lucrativa. Justamente onde os profissionais de Cuba vêm trabalhar…

O presidente em exercício do CFM, Carlos Vidal, perguntado se não seria melhor que as cidades do interior recebessem esses médicos com diplomas estrangeiros, em vez de não ter nenhuma assistência, me saiu com essa pérola: "A pseudo assistência é mais grave que a falta de assistência. Quando você não tem um médico na sua cidade, pode buscar na cidade ao lado e ter um médico de qualidade adequada".

Claro que ele pensa assim. Não é ele que precisa enfrentar as filas e a concorrência de pacientes das diversas cidades que procuram um único hospital por falta de atendimento local. E ainda por cima, cinicamente, coloca em xeque a formação dos médicos cubanos, num país tradicionalmente de vanguarda no setor e de reconhecimento internacional.

O que está por trás dessas críticas

Muito mais do que um mero senso de corporativismo, o CFM, bem como dos ataques de histeria dos reacionários de sempre que voltam a bradar lemas da época da Guerra Fria, como “o Comunismo avança no Brasil”, existe o medo que alguns setores das classes médicas têm diante do modelo público de medicina eficiente  que prioriza a prevenção e a educação para a saúde, reduzindo não apenas os índices de enfermidades, mas sobretudo a necessidade de atendimento e os custos com a saúde. Sem doentes, como as clínicas particulares vão poder ter clientes? No modelo neoliberal, saúde é mercadoria e dá lucro. Hospitais públicos não podem funcionar para o bem das empresas privadas.

Chega a ser uma vergonha toda essa gritaria contra profissionais que só vem a somar no nosso precário e desumano serviço público de saúde. Um Conselho Federal de Medicina comprometido com interesses mercantis na medicina explica muito do porquê temos que conviver com um sistema tão ruim em favor de Unimeds e outros hospitais que cobram por atendimento.

Que venham os médicos cubanos, relembrar pra estes médicos que enriquecem com a doença, o Juramento de Hipócrates.

___________________

Links:

http://www.viomundo.com.br/politica/pedro-porfirio-por-que-os-medicos-cubanos-assustam.html

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/cfm-reforca-critica-a-entrada-de-medicos-cubanos

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 6
Loading...
Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: Que venham os médicos cubanos!
Que venham os médicos cubanos!
http://lh3.ggpht.com/-PHdd4nV7CpA/UY_H_ilBRFI/AAAAAAAAEVI/hGExFCnYkaU/medicos-cubanos-brasil_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh3.ggpht.com/-PHdd4nV7CpA/UY_H_ilBRFI/AAAAAAAAEVI/hGExFCnYkaU/s72-c/medicos-cubanos-brasil_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2013/05/que-venham-os-medicos-cubanos.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2013/05/que-venham-os-medicos-cubanos.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy