Panorâmica Social

Denúncia das injustiças da plutocracia brasileira e mundial

20 de janeiro de 2013

Comunistas não podem usar iPods ou roupas de marca?

definitivo
 
Capitalistas de visão mais estreita de mundo e/ou aqueles mais engajados contra os socialistas tendem ter o seguinte pensamento, resumido no seguinte comentário: “se dizem comunistas, mas usam tecnologias como PC e celular e roupas de marca”. Se Fidel Castro aparece com uma jaqueta da Adidas, aí pronto, é motivo de grandes críticas e acusações.
 
Já tive que lidar uma vez com um professor da Universidade Federal de Alagoas pela internet, reacionário até o último fio de cabelo, por dizer sandices como essa, movido apenas pelo ódio a tudo que ameace seu conforto supostamente capitalista e seu direito à alienação consumista.
Por que socialistas ou comunistas não podem ter direito a usufruir tudo que o mundo moderno tem a oferecer de melhor? Só porque são críticos do capitalismo?
 
Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra! A diferença crucial é que capitalistas procuram o bem estar de forma egoísta, individualista. Eles pensam: se eu tenho, foi com meu esforço, e se os outros não têm, problema é deles, só podem ser vagabundos preguiçosos. Dão grande importância à famosa “meritocracia” como meio de obter as coisas, mesmo que ela não passe de um engodo teórico do pensamento capitalista. Ou você realmente acha que a sociedade capitalista oferece exatamente as mesmas oportunidades de sucesso nesse mundo para você e o filho do Eike Batista, por exemplo? Ou que um dedicado trabalhador assalariado desse Brasil afora seja tão bem remunerado quanto um magnata especulador da Bolsa? Parece que o “mérito” não tem muito a ver com trabalho no sistema capitalista…

O que é bom, tem que ser para todos, e não para alguns

Socialistas não têm essa visão egoísta e distorcida. Eles sabem que todos deveriam ter acesso ao que a humanidade produziu de melhor em conforto e tecnologia, e se isso não acontece, é porque o que prevalece no capitalismo é a lógica do mercado que reserva a apenas alguns poucos o privilégio de poder pagar pelo bem-estar e pela qualidade de vida que deveriam ser para todos. Tudo isso inserido na obsolescência programada, que faz as pessoas entrarem na ciranda do consumo desenfreado e fútil do “cada-vez-melhor” e do “cada-vez-mais-novo-e-atual”, enquanto joga grande parte da população de baixa renda no consumo precário. Até a Saúde e a Educação, por exemplo, são postas nessa lógica. Aqueles que podem pagar um plano ou um colégio privado se lixam para os que precisam do serviço público.

É isso que os socialistas criticam e o que os diferencia dos consumidores alienados no ideário capitalista. Socialistas querem um serviço público universal e de qualidade para todos, querem que todos possam ter acesso a internet banda larga, querem que todos possam usufruir das melhores tecnologias do nosso tempo e vestir as roupas que quiserem – inclusive para eles mesmos! Por que não?

24 comentários:

  1. Você é um idiota... hahaha. Tudo o que você falou aí é burrice, burrice. Se você tem a oportunidade de ter um iPhone ou acesso a tecnologias de ponta é porque o capitalismo te proporcionou essa oportunidade através da meritocracia, seu alienado. Vocês pseudo comunistas não tem que usar tecnologia e marca nenhuma, a não ser aquelas criadas pelo próprio comunismo, ou seja, nenhuma! Já que a vontade de obter lucro é o que gera o esforço feito para se criarem inovações tecnológicas e bons produtos. Quanto ao fidel e outros líderes comunistas, eles sempre vão estar com boas roupas e com rolex no pulso, porque para eles, o que importa é o seu próprio bem estar, quem tem que repartir as migalhar são os seus pobres governados. Larga de ser trouxa, seu crianção! Vê se cresce, pow!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, você acredita que meritocracia é um sistema real e não uma peça de ficção para iludir pessoas com conhecimentos superficiais e isso já diz tudo sobre você. Muito obrigado.

      Excluir
    2. Meritocracia é um sistema real, no qual existe uma recompensa financeira pelo valor oferecido por um um produto ou serviço. Aonde está a ficção nisso? Suspeito que você não compreende o real significado de meritocracia.

      Excluir
    3. Mas é você que está confundindo meritocracia com "valor de uso"...

      Excluir
  2. Quanta bobagem desse anônimo. Além de ser feito por operários, e não pelo patrão, o celular é mais comunista do que ele pode imaginar!
    http://apaginavermelha.blogspot.com.br/2013/10/tecnologia-telefone-celular-mais.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se o patrão paga o operario e a materia prima para produzir o produto não existe esse papo de karl fdpmarx

      Excluir
    2. Imagino que voce acha que pra alguem de um país socialista criar algo ele nao dependeu de nada feito pelo capitalismo anteriormente hein? E outra, produtos sao criados a partir da necessidade. Mas no caso do iphone e suas atualizações, é apenas necessidade de lucrar por parte da empresa e de consumir (desenfreadamente pq sempre estao atualizando os modelos em suas compras), e promover status. Afinal, pobre nao tem iphone. E os de classe media baixa q se esforçam muito pra comprar e ate se endividam, querem aparentar ter um status que nao tem. Fora a parte do consumismo. No qual é totalmente fora de contexto com ideias marxsistas (na teoria,na pratica marx foi sustentado pelo capitalismo e engels era um esquerdinha caviar, herdeiro de uma empresa). Nenhum socialista q eu conheço quer perder o status que possui. Sempre estao interessados em acumulo de cpital (o q há de mal nisso né?). hahahah

      Excluir
    3. Desculpe minha ignorância, mas quais tecnologias foram desenvolvidas por países comunistas/socialistas?
      Então o senhor do saber acha justo qualquer pessoa receber o mesmo salário que ele, mesmo não trabalhando e nunca tendo estudado?

      Excluir
  3. quanta boçalidade,criticar um sistema e fazer uso do proprio é foda heinn?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, meu chapa anônimo: ter as coisas boas não é coisa desse sistema capitalista, porque só uma minoria pode usufruir dos bens materiais. O resto é excluído.
      Segundo: Você acha que os críticos da esquerda deveriam devolver o décimo-terceiro, trabalhar mais de 8 horas de graça até morrer, abrindo mão da aposentadoria, porque essas coisas são conquistas da luta socialista?
      Então pense de novo sobre boçalidades.
      Grande abraço.

      Excluir
  4. O legal dos comentários é que eles apenas confirmam tudo o que o texto diz =D
    Infelizmente o socialismo não é de fácil compreensão. É necessário um conhecimento prévio sobre história e o mais importante, um desapego material imenso. A principal diferença entre um consumidor socialista e um capitalista é que o socialista está disposto a abrir mão para o benefício da coletividade, diferentemente do capitalista que é movido por competição.

    ResponderExcluir
  5. O que você disse é simplesmente que gostaria que todos pudessem ter um iphone mas como ainda não é possível eu vou comprar e ficar com esse sentimento de luta aqui.

    ResponderExcluir
  6. Se Fidel Castro usa roupas de marca, uiliza tecnologia de ponta e os seus governados não, cadê o direito de igualdade?
    Conforme um dos conceitos: Socialismo é um regime político no qual todas as pessoas têm o mesmo acesso a tudo que é produzido no país, ou seja, a produção é dividida igualmente entre toda a população.

    "Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres." Portanto a ostentação de Fidel está distante da igualdade social do seu país.

    ResponderExcluir
  7. O fato é que quem é socialista ou comunista defende a idéia de que explorar o trabalho de outra pessoa é errado, o que tb de fato tb acredito. Visto que grandes marcas exploram de forma absurda os seus operários pelo mundo inteiro para produzir ao mais baixo custo e revender pelo maior lucro possível, é imoral ser socialista e usar iPhone sim, usar Nike, usar Adidas, comer no subway, etc... Eu prefiro comer um sanduba feito na padaria aqui do bairro, tento utilizar o máximo possível de coisas que sejam produzidas por aqui mesmo, pra valorizar nosso país. Quando não é possível, paciência... mas tb acho que gastar um monte num artigo qualquer, sabendo que se pode comprar um mais barato que faça a mesma coisa, não deveria estar na rotina do pensamento socialista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo...Tipo o Lula, que critica as "elites" e depois de descer do palanque vai para o copacabana palace tomar Black Label...

      Excluir
  8. sem empresas capitalistas vocês comunistas(anti-capitalistas) não teriam trabalho para ganhar seu $ para gastar com os produtos das empresas(capitalista)
    e esse papo de que capitalistas são egoistas é outro papo de retardado alienado pesquisa na internet(produto capitalista) o que os donos das maiores empresas(capitalistas) fazem para ajudar ongs sociais !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sr. Anônimo,
      O que você precisa conhecer são outras formas de trabalho não-capitalistas.

      Por exemplo, uma empresa cooperativa, em que em vez de trabalhar para alguém em troca de um salário fixo que não reflete o valor seu trabalho (sempre menos), você junto com seus colegas divide todo o lucro entre vocês. Não é melhor assim?

      O que os capitalistas fazem em Ongs é apenas uma fachada, exatamente como a esmola da caridade, que não resolve o problema social, apenas é bom pra imagem de quem faz.

      Pesquise em livros, são mais profundos que internet. Se quiser te dou algumas dicas ;)

      Excluir
  9. Até os 25 anos eu acreditava no comunismo e acho muito superficial dividir o mundo em comunistas e capitalistas. Segundo experimento de Stanford o ser humano ao ser dividido em prisioneiros e guardas tendem a brigar e se agredir (pesquise sobre esse experimento social). Acredito que evolucionamente é bom formar grupos por isso sofremos essa seleção natural.

    Ja criticando a esquerda católica (pq só no Brasil a maioria da esquerda não é apta do ateísmo) acho estranho um site como esse. Defendendo um sistema que não funciona com seres vivos da espécie humana ( essa frase parece saida da Dilma, kkk). O ser humano por natureza é egoísta. O comunismo não contempla isso.
    As formigas são ótimas candidatas para viver sob esse regime. Ou mesmo uma raça altruista alienigena 1000 anos a nossa frente.
    Colega somos seres humanos. Vc realmente acha que um empresario (ex tipico, Steve Jobs) ficaria horas sem dormir para outra pessoa ficar com os frutos ( Apple trocadilho ) do seu trabalho árduo, genial e estressante? E se ficasse vc acha que isso é justo? Correto?
    Você trabalharia até de madrugada para dar dinheiro para o amante da sua esposa ficar com ela?
    Por favor. Nada mais justo no mundo que cada um ter o fruto do seu próprio trabalho. Pense nisso. Pegar o trabalho dos outros só tem um nome: ROUBO
    Sim, no capitalismo há exploração, há roubo de trabalho, há miséria, etc. Mas, infelizmente, é o único sistema que fuincionou até o momento. E para isso devem existir as agencias regulatórias.
    O comunismo (sim sei a diferença de socialismo e comunismo) fracassou miseravelmente em vários lugares do planeta e gerou distorções piores que as vistas no capitalismo (na média).
    Vamos parar com esse FLAxFLU, pq a Dilma já caiu. E o mundo tem mais que duas cores.
    NOSSA BANDEIRA JAMAIS SERÁ VERMELHA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baseado em que você define toda a humanidade como egoísta, ignorando sociedades antigas e atuais que, por não terem sido ainda tocadas pelas mazelas do capitalismo, trabalham com base na solidariedade?

      Excluir
    2. Amigão vc é professor? Onde vc leciona? Preciso saber pois quero meus filhos bem longe de lá... Vergonha do ensino brasileiro, doutrinação de utopia do inferno... Está vendo a merda que é com capitalismo, imagina com socialismo ou comunismo...
      Sociedades antigas?! PQP, imagine estas sociedades antigas com os BENS e CONFORTO que temos hoje, sabe de nada inocente...

      Excluir
  10. Ninguem compra iphone só pela tecnologia. ele é caro, e possui status (assim como uma bolsa louis vuitton). Lógico que há pobres que se fodem para poder comprá-lo, mas justamente pelo forte consumismo e a necessidade de ter um status (que nao possui, mas precisa aparentar possuir).A industria capitalista Apple cria a necessidade de se usar um iphone.Tanto que se tornou moda, sucesso, mesmo os modelos mais novos nao tendo uma tecnologia hiper mega maior que a anterior (as vezes nao tem praticamente nada inovador). Não é a toa que milahres de pessoas só compram produtos só em apenas ter a maçã mordida, esperam nas portas das lojas o lançamentos deles, e estao sempre atualizando. O socialismo de marx condena isso. Ou vocês nao leram o fetichismo da mercadoria? E os meios de produção deles? que voces tanto criticam tambem? E a tecnologia evolui só com a cooperação? O que me diz de tribos africanas? indigenas? pigmeus, hippies. Sao TODAS cooperativistas. Só por aí cai seu argumento falacioso. Dizer que é errado um capitalista ir a um hspital publico. E os impostos deles? vao pagar p nao usar? O estado pra um liberal é mínimo, nao inexistente (estudem isso).

    Voce acha mesmo que jobs foi cooperativista?

    E o modo de produção desses aparelhos, o qual vocês não apoiam? Pode usar mesmo sendo contra isso? Mesmo se vier da China, feito talvez por escravos, ou trabalhadores que ganham beeeeem pouco pelo tanto que produzem?

    Steve jobs foi cooperativista a ponto de criar o iphone? Sério que a concorrencia e o fato de acumular capital nao influenia nada?

    Concordo com Fabio Ostermann que não existe nenhum país socialista na prática. Existem menos e mais capitalistas. Afinal, tudo que os socialistas produziram em tecnologia nao foi criado do nada, e nenhum deles estava 100% desconectado ao resto do mundo (imagine aí se tivesse mesmo, só com o cooperativismo hahaha). Eles precisaram de uma base pra isso. E sinceramente, não criaram nada de tão bom pra humanidade se compararmos perto dos países mais capitalistas (olha o que vc citou aí em cima em termos cooperativistas kkk ridiculo. Sendo que tem bases de tecnologia capitalista). Isso sem contar que nso países ditos socialistas nada disso existe (nao pra população).

    E essas frases?

    “A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas.”
    Karl Marx

    “O fim material de toda a actividade humana é o consumo.”
    William Henry Beveridge

    “O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção.”
    Adam Smith

    O dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem; a essência domina-o e ele adora-a.
    Karl Marx


    ué? mas ser fã de marx e usar iphone nao tava certo? pq q lendo essas frases parece que nao?
    Mas aí voces dizem:

    Se o proletário tudo produz, ao proletário tudo pertence!
    Nao queridos. Pertence a quem paga ele (proprietário). Se não voces teriam que devolver a casinha , carrinho, notebook, etc de voces aos produtores, pois eles a produziram (nao voces que pagaram, por isso esse argumento é falacioso, assim como tudo no comunismo). O caso de uma ditadura como cuba, tudo pertence ao estado. Digo DITADURA SIM. ninguem pode sair de lá sem permissao, há desertores em eventos fora de cuba, ninguem tem acesso a internet (se tivesse estariam aqui corroborando comigo como varios que conheço).

    ResponderExcluir
  11. Olá professor, bom dia, parei para ler o que o que escreveu e concordo com todos os ideais de esquerda sobre oportunidades para todis, igualdades sociais, educação e saúde, mas confesso que não acho certo que a pessoa que critica o consumo capitalista usa coisas do imperialismo americano e europeu, é como fortalecer o sistema de lucro e o imperialismo, acho que seria mais nobre usarmos roupas e produtos do nosso país ou de países que tb são explorados, para fortalecer um ideal. Claro que existem produtos, principalmente tecnologia, que o mundo capitalista possuem os melhores. Mas pelo menos a comida e a roupa brasileira devem ser valorizadas se não você deixa de viver a ideologia para viver de ideologia.

    ResponderExcluir

Leia nossos Termos de Uso