Rosane Collor e a “magia negra”

Raramente vejo televisão e muito menos a rede Globo, mas graças às facilidades da internet, eu pude assistir a entrevista da ex-primeira dam...

Rosane_CollorRaramente vejo televisão e muito menos a rede Globo, mas graças às facilidades da internet, eu pude assistir a entrevista da ex-primeira dama Rosane Collor ao Fantástico. Tirando as já conhecidas questões políticas de 1992 e a ridícula reclamação da “pequena” pensão de 18 mil Reais, o que chamou a atenção mesmo foram as revelações de prática de “magia negra” pelo casal na Casa da Dinda.
 
As pessoas costumam trocar de religião. Isso é mais comum do que se imagina. Assim como é comum também as pessoas que trocam de religião satanizarem suas crenças anteriores, tachando-as de “erradas”, de “ilusão”, de “engano”, enquanto que a nova religião abraçada é a “certa”, o “verdadeiro caminho”, a “luz”.
 
Evangélicos têm por hábito dar testemunhos nas igrejas de como eram suas vidas antes da conversão. Tais relatos costumam impressionar os presentes, e inconscientemente ou não, os recém-convertidos tendem a exagerar quando se referem à sua conduta passada ou à sua antiga religião.
 
Rosane Collor hoje é evangélica e afirma na entrevista que participou de sessões de “magia negra” com o ex-marido na época em que Fernando Collor era o presidente da República. “Magia negra” é um termo genérico que os evangélicos costumam usar quando se referem especialmente às práticas de religião afro-brasileiras, como a Umbanda e o Candomblé. Assim eles impressionam seus novos colegas cristãos quando dão a entender que se livraram de um poder “maligno”, “diabólico” e aceitaram a verdadeira fé, o caminho e a luz na religião evangélica, quando na verdade apenas trocaram de religião.
 
O que Rosane fez foi apenas repetir o que acontece todos os dias em igrejas evangélicas pelo país: pessoas que, quando precisaram de alguma coisa fácil no passado, recorreram aos “poderes” dos Orixás para conseguir; mas na hora do acerto de contas, se dizem arrependidas e abraçam a religião evangélica. E nos seus testemunhos, mostram todo o preconceito contra suas antigas superstições, associando-as a magia negra e ao diabo — este, mero personagem da superstição cristã.
 
O que a Globo fez por sua vez, quando colocou trechos da fala de uma pobre, crédula e ingênua senhora chamada Maria Cecília na entrevista, mulher que, na época, envolvida com as tais práticas de “magia negra”, se dizia responsável pela vitória do então candidato Collor, foi colocar uma cortina de fumaça na realidade. Só os mais incautos podem levar a sério essa versão, por acreditar em superstições religiosas e por ignorar toda a campanha midiática e das oligarquias em favor de Fernando Collor de Melo, escolhido pelas elites para barrar o então indesejável Lula e para implementar no Brasil o projeto neoliberal.
 
Essa entrevista é mais um desserviço global à verdade e mais uma tentativa de fortalecer o preconceito evangélico contra as religiões alheias. Lixo da pior qualidade.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 2
Loading...
Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: Rosane Collor e a “magia negra”
Rosane Collor e a “magia negra”
http://lh6.ggpht.com/-_nblMGbh6N8/UARMumSTgNI/AAAAAAAACeg/s-uF8aYsEcw/Rosane_Collor_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh6.ggpht.com/-_nblMGbh6N8/UARMumSTgNI/AAAAAAAACeg/s-uF8aYsEcw/s72-c/Rosane_Collor_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2012/07/rosane-collor-e-magia-negra.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2012/07/rosane-collor-e-magia-negra.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy