Você tem alguma ideia do que seja 114,5 trilhões de dólares em dívida?

Estatua mendigaEsse é o valor do montante do passivo a descoberto* dos Estados Unidos. Recentemente o mundo entrou em pânico ante a possibilidade do calote americano na dívida pública, mas a negociação no Congresso elevou o teto da dívida, salvando momentaneamente a economia mundial da bancarrota. Mas existe a possibilidade de algum país desse mundo conseguir pagar o montante de 114,5 trilhões de dólares algum dia? O sítio usdebt.kleptocracy.us preparou uma série de ilustrações para termos uma ideia clara do que significa tanto dinheiro.



Antiganota-100-dolares  100 Dólares:a nota mais falsificada do planeta. Mantém o mundo em movimento.
 
 
 
10mildolares
10 mil dólares: é o suficiente para boas férias ou para comprar um carro usado. Aproximadamente um ano de trabalho para a média da população mundial.
 
 
1milhaopng
1 milhão de dólares: não é uma pilha tão grande quanto você imaginava, não é? Mesmo assim corresponde a 92 anos de trabalho para a média da população mundial.



100png
100 milhões de dólares: o bastante para distribuir ao redor para muita gente. Ainda dá para ser erguida por uma empilhadeira comum.
 
 
 
1bilhão2
1 bilhão de dólares: você precisaria de alguma ajuda se fosse roubar um banco. Agora está começando a ficar sério…


1trilhão2
1 trilhão de dólares: são palhetas duplas empilhadas, com 100 milhões de dólares cada, cheia de notas de 100 dólares. Precisaria de muitos caminhões para transportar todo esse dinheiro. Se você gastasse 1 milhão de dólares por dia desde que Jesus nasceu, você não teria chegado a gastar todo esse dinheiro neste momento (em agosto de 2011, quando o post foi publicado), mas “apenas” 700 bilhões – a mesma quantia doada pelo Congresso americano para salvar bancos da falência em 2008.




15trilhoes
15 trilhões de dólares: compare o montante desse dinheiro, com campos de futebol e com a Estátua da Liberdade. A menos que o governo dos EUA regule o orçamento, dívida nacional dos EUA (fatura de cartão de crédito) vai chegar a 15 trilhões até o Natal de 2011.
 
 
 
 
divida
114.5 trilhões de dólares: a coluna maior da direita representa uma pilha de 114,5 trilhões em notas de 100 dólares que supera os antigos prédios do World Trade Center e o Empire State Building. Se você olhar com cuidado você pode ver a Estátua da Liberdade ali embaixo. Esse super arranha-céu de notas é a quantidade de dinheiro que o Governo dos EUA sabe que não tem para financiar a totalidade do sistema Medicare e do “Programa de medicamentos de prescrição”, Segurança Social, as pensões dos servidores Militares e civis, etc. É o dinheiro que os EUA sabem que não vão ter para pagar todas as suas contas. Uma hora, essa bomba vai estourar. Você acha que este sistema, a continuar desse jeito, vai levar o mundo para onde?

 

Nota: Na imagem acima, o tamanho da base da pilha de dinheiro é meio trilhão, não 1T como na imagem 15T.
A altura, portanto, é o dobro. Isto foi feito para refletir a base de Empire State e WTC mais de perto.

* No caso de Patrimônio Líquido negativo (quando o valor das obrigações para com terceiros é superior ao dos ativos) utiliza-se a expressão "Passivo a Descoberto".
fonte: http://usdebt.kleptocracy.us/

 

Postagens mais visitadas deste blog

Voz de prisão. Na teoria, uma coisa, na prática, outra bem diferente

Qual é o termo gentílico mais adequado para quem nasce nos Estados Unidos?

Deputados contra a Reforma da Previdência: consciência política ou barganha pelas emendas parlamentares?

Como os homens manipulam a “vontade de Deus” de acordo com suas necessidades: a questão do lucro