País tem caso mal resolvido com a escravidão

De toda a lista de fatos da história brasileira dos quais não temos nada do que nos orgulhar, a escravidão aparece, sem dúvida, com gran...

A PEC 438
De toda a lista de fatos da história brasileira dos quais não temos nada do que nos orgulhar, a escravidão aparece, sem dúvida, com grande destaque. Infelizmente, ela não é um fato do passado e sim também do presente, já que ainda persiste no Brasil de várias maneiras, e por isso devemos ficar atentos e apoiar a proposta do Congresso que pretende expropriar terras de quem mantém trabalhadores escravos.


Durante três séculos, colonos luso-brasileiros importaram da África a mão de obra para as suas lavouras de cana-de-açúcar, mineração do ouro e colheita do café, enriquecendo grandes traficantes de seres humanos. Fomos o último país do planeta a abolir formalmente a escravidão já no ocaso do século XIX. Mas hoje os tempos mudaram.
Mudaram?
escravidao1
Ainda temos um problema mal resolvido com nosso passado escravista, problema esse que se reflete hoje em dia nas zonas rurais, onde o trabalho compulsório — eufemismo para “trabalho escravo moderno” — continua acontecendo. O camponês, impossibilitado de ter um pedaço de terra, se sujeita a trabalhar no latifúndio de um desses coronéis a troco de um salário miserável de fome. Pra piorar, só pode comprar roupa e comida na quitanda do latifúndio a preços exorbitantes, muito acima do mercado. Sem  possibilidade de pagar, fica preso ao trabalho pela dívida. Se tenta fugir, capangas armados são autorizados a abrir fogo contra o camponês. Só nos últimos 2 anos, mais de 5 mil trabalhadores escravos foram resgatados no Brasil.
Muitas das categorias e práticas da época colonial sobreviveram no Brasil atual de formas diferentes, cuja essência, no entanto, continuam as mesmas. Ainda somos um país de latifúndios imensos voltados para a exportação, onde a Reforma Agrária jamais aconteceu de fato, tirando de milhares de famílias a possibilidade de seu sustento, obrigando-as a se submeterem ao senhor de imensas terras de forma degradante ou a se mudarem pra as cidades, aumentando assim o nível de desemprego nestas regiões.
trabalho_escravoinfantil Foi aprovada no Senado, em primeiro turno de votação, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 438, que determina a expropriação das terras onde for flagrado trabalho escravo. No entanto, ela precisa passar por nova votação, e a bancada ruralista — que representa os interesses do agronegócio, onde se pratica o trabalho escravo moderno, em grande medida — tenta emperrar a proposta.
Se dependermos da velha mídia para divulgar o problema e pressionar pela aprovação da PEC 438 pelo Congresso, que está sendo discutida há dez anos, estamos fritos. Só nos resta acompanhar o desempenho daqueles parlamentares em que votamos através da mídia alternativa mesmo (a internet está aí pra isso) e saber como eles se posicionam a respeito do problema. Parece pouco (e é mesmo) mas é o mínimo que podemos fazer, além de só reclamar. Devemos extirpar de vez do Brasil esta forma de trabalho tão degradante e que nos envergonha perante o resto do mundo. 

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 3
Loading...
Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: País tem caso mal resolvido com a escravidão
País tem caso mal resolvido com a escravidão
http://lh4.ggpht.com/-T8iz-CfqY2c/ThYxKbW88DI/AAAAAAAAA3M/dkLO10M0o3E/A%252520PEC%252520438_thumb%25255B4%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh4.ggpht.com/-T8iz-CfqY2c/ThYxKbW88DI/AAAAAAAAA3M/dkLO10M0o3E/s72-c/A%252520PEC%252520438_thumb%25255B4%25255D.jpg?imgmax=800
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2011/07/pais-tem-caso-mal-resolvido-com.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2011/07/pais-tem-caso-mal-resolvido-com.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy