O Conservadorismo Brasileiro

O Brasil tem uma imagem de país de vanguarda, reino de certa liberalidade, onde as pessoas são felizes e podem fazer o que bem entendem, s...

bandeira do império

O Brasil tem uma imagem de país de vanguarda, reino de certa liberalidade, onde as pessoas são felizes e podem fazer o que bem entendem, ser elas mesmas, amando e vivendo do jeito que quiserem. Gostamos de mostrar ao mundo as mulheres brasileiras em seus biquínis ousados na praia, como símbolo deste espírito progressista. Mas será que somos realmente um país assim?

Temos uma melhor compreensão do que é ser conservador se prestarmos atenção na fase em que o conservadorismo esteve mais latente: durante a ascensão dos ideais iluministas do século XVIII, na França. Quando pensadores iluministas lutavam para soltar a sociedade das amarras do atraso, da opressão, da tradição nobiliárquica e religiosa do Antigo Regime, os senhores do clero e da nobreza que gozavam dos maiores privilégios se mexeram, num movimento de reação para a auto-preservação contra a ascensão do Terceiro Estado. Segundo a Mestra e Doutora em História pela UFF, Maria Bernadete Oliveira de Carvalho, “o conservadorismo como estrutura consciente de pensamento segue essa lógica de formação, pois ele é reação à transformação”. A burguesia francesa derrubou o Antigo Regime em décadas de muita luta, mas aliou-se mais tarde aos próprios conservadores contra o povo, quando os trabalhadores lutavam pela prometida Igualdade, que nunca chegou. Mantiveram assim as antigas bases tradicionais da sociedade, tornando-se, a própria burguesia, conservadora, agora que alcança o poder político.

Formou-se de maneira bastante similar no Brasil, o bloco da elite conservadora, que é representado aqui, de modo geral, pelo clero católico, os latifundiários herdeiros dos colonos portugueses, os burgueses industriais, grande parte da mídia e as Forças Armadas. É interessante notar que, em grande medida, a classe média, em todos os seus segmentos, é cooptada pela ideologia conservadora desta elite brasileira contra a população das classes mais baixas, sob o lema lançado nos anos 30 pelo fascista tupiniquim aspirante ao título de Hitler dos trópicos, Plínio Salgado: “Deus, Pátria e Família”.

Vemos, hoje em dia, crentes, políticos e militares serem contra o PL 122 ou ao PNDH-3, e podemos compreender melhor agora a raiz em comum do seu pensamento. “Isto vai contra os ensinamentos de Deus”... “É um perigo à Pátria”... “Mas é um atentado aos valores da Família”... Reparem, são sempre estas as palavras-chave, que são capazes de unir numa mesma ideologia segmentos tão diferentes da sociedade: fazem um político fascista como um Jair Bolsonaro, por exemplo, ser capaz de marchar nas ruas de mãos dadas ao lado de um pobre negro e favelado, se este for cristão, embora não tenham mais nada em comum a não ser o preconceito conservador, e devessem estar de lados opostos da trincheira político-ideológica. Como já definiu bem Tim Maia numa frase que lhe é atribuída: “no Brasil, prostituta goza, traficante cheira, cafetão tem ciúmes… e pobre é de direita.”

Quando vejo este lema ser evocado em algum lugar, já fico logo ressabiado. Lembro da Marcha da Família, com Deus, pela Liberdade, uma série de passeatas organizadas pela Igreja Católica contra o presidente reformista João Goulart em 1964, usada como justificativa pelas Forças Armadas para o fatídico Golpe Militar.

“Deus, Pátria e Família”. Mas que Deus é esse? É o deus da Igreja Católica, que é a base secular da alienação esociedade-acucareira1 domesticação dos povos em favor das classes dominantes, desde a Idade Média até hoje; que apoiou a escravidão, que diz que o sacrifício do pobre é dignificante e que apóia golpes militares. Que Pátria é essa? É a pátria que herdamos dos portugueses, uma pátria de colonos e colonizados, da Casa Grande e da Senzala, do senhor e do escravo, que as Forças Armadas se arrogaram o direito de tutelar desde o Golpe do Marechal Deodoro em 1889. Mudar para permanecer a mesma coisa. Mas que Família é essa? É a família cristã, burguesa, rígida, patriarcal e machista, que se opõe a qualquer tipo de visão que não seja a sua. Que luta contra o casamento homossexual, a adoção de crianças por estes casais, que se diz moralmente superior, que torce o nariz para matrimônios interraciais.

O Brasil vive sob esta ideologia desde a sua fundação, e estas características começam a florescer na veia agora, na medida em que grupos sociais de movimentos de minorias começam a questionar este comportamento, como os movimentos feminista, homossexual e negro. Daqui a 10, 15 anos, vamos ver se a sociedade brasileira de fato mudou, ou se os conservadores terão vencido de novo.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 7
Loading...
Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: O Conservadorismo Brasileiro
O Conservadorismo Brasileiro
http://lh3.ggpht.com/-Wz98AmTjY_U/TgzNAX0BASI/AAAAAAAAA1s/nFEcuHA6MiE/bandeira%252520do%252520imp%2525C3%2525A9rio_thumb%25255B4%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh3.ggpht.com/-Wz98AmTjY_U/TgzNAX0BASI/AAAAAAAAA1s/nFEcuHA6MiE/s72-c/bandeira%252520do%252520imp%2525C3%2525A9rio_thumb%25255B4%25255D.jpg?imgmax=800
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2011/06/o-conservadorismo-brasileiro.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2011/06/o-conservadorismo-brasileiro.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy