Sobre o preço da Gasolina

No exato momento em que a inflação preocupa o país, o preço da gasolina explode. Como pode isso acontecer num país já autossuficiente em p...

assalto-gasolina
No exato momento em que a inflação preocupa o país, o preço da gasolina explode. Como pode isso acontecer num país já autossuficiente em petróleo e que ainda nem começou a explorar as suas enormes e recém-descobertas reservas do pré-sal? Essa difícil explicação é a que vamos tentar responder agora.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer um fato: a inflação brasileira não é causada por uma alta da demanda de combustível pelo consumidor, como era de se esperar. No caso da gasolina, ela é causada pelos usineiros que repassam os custos da entressafra da cana-de-açúcar - matéria prima do álcool anidro, elemento adicionado à gasolina brasileira – aos distribuidores, que por sua vez repassam os custos aos consumidores.
Além deste fato, existe a exorbitante carga tributária brasileira, que não podia deixar de incidir sobre um produto tão valorizado quanto a gasolina. Juntando todos os impostos, chega-se à marca de 41 por cento do total do preço final.

preco-da-gasolina
Gráfico revela valor dos impostos 


Para desmentir a ideia de que a gasolina brasileira é uma das mais caras do mundo, a Petrobras afirma que os preços cobrados no Brasil “encontram-se alinhados com os preços de outros países que possuem mercados de derivados abertos e competitivos”. Entretanto, no gráfico abaixo, fornecido pelo blog da empresa, existe uma série de engodos.

grafico-preco-paises
  1. a parcela em verde do gráfico representa o preço da refinaria sem impostos;
  2. a parcela em azul representa as margens de lucro, que oscilam em função do mercado local de venda dos combustíveis;
  3. e a parcela em amarelo representa a carga tributária que é a maior responsável pela diferença dos preços entre os países.

O preço da gasolina é comparado com países europeus, Japão e outros países de custo de vida elevado (e/ou não-produtores), mas com uma renda per-capita muito maior que no Brasil (exceção para a China). Deixa de fora muitos países como Venezuela e Arábia Saudita, que como o Brasil, são produtores e que vendem a gasolina a menos de 1 dolár o galão! O Brasil e Noruega são os únicos países produtores de petróleo na lista dos 15 preços mais caros do mundo. Veja a situação real em U$ por galão americano:

gasolina-preco

Agora vejam vocês, arautos do mercado livre, que desde a Lei Federal 9.478/97 (Lei do Petróleo) que flexibilizou o monopólio do setor de petróleo e gás natural, até então exercido pela Petrobras (da qual a Petrobras Distribuidora é subsidiária) que se abriu o mercado de combustíveis no País. E assim como a telefonia móvel, uma das mais caras do mundo, o combustível só fez aumentar. Não adianta reclamar, dizer que o Brasil tem petróleo para dar e vender. São as “leis do mercado”. E isso apesar de desde 2009, a Petrobras vender o litro da gasolina para as distribuidoras a invariáveis R$ 1,05. Esperavam que a concorrência operasse o milagre de fazer os preços caírem… e continuam esperando.
Há uma queda de braço entre os culpados pelo alto preço da gasolina no Brasil. De um lado, o culpado estrutural, o Governo, que cobra uma das cargas tributárias mais pesadas do planeta; de outro, o culpado conjuntural, os usineiros, que por sua vez culpam a entressafra pela necessidade de aumentar o preço do álcool que é adicionado na gasolina. Na ponta dessa linha, o consumidor, aquele mesmo, que vota nesta mesma gente, na esperança de que algum dia estas coisas vão mudar. E continuam esperando.

Fontes
http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/04/07/preco-da-gasolina-mitos-e-verdades/
http://www.anp.gov.br/?pg=8358
http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/precos-da-gasolina1.htm

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 2
Loading...
Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: Sobre o preço da Gasolina
Sobre o preço da Gasolina
http://lh3.ggpht.com/_l0CCAmvM0FM/TcldyqrbNeI/AAAAAAAAAwU/mE0Z_l2jDsk/assalto-gasolina_thumb%5B5%5D.jpg?imgmax=800
http://lh3.ggpht.com/_l0CCAmvM0FM/TcldyqrbNeI/AAAAAAAAAwU/mE0Z_l2jDsk/s72-c/assalto-gasolina_thumb%5B5%5D.jpg?imgmax=800
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2011/05/sobre-o-preco-da-gasolina.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2011/05/sobre-o-preco-da-gasolina.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy