Brasil não tem perfil adequado para Conselho de Segurança da ONU

O Brasil, há algum tempo, pleiteia uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU. Tem trabalhado nos bastidores, buscando apoio ent...

libia-guerra

O Brasil, há algum tempo, pleiteia uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU. Tem trabalhado nos bastidores, buscando apoio entre aliados para uma reforma no órgão e já conseguiu algumas simpatias, como o do presidente francês Nicolas Sarkozy, e agora, ao que parece, do presidente americano, Barak Obama. Hoje, o país é membro temporário no rodízio que é feito entre os que não são permanentes. Recentemente, o Conselho se reuniu para votar a resolução 1.973, uma resposta militar contra os desmandos e massacres do ditador da Líbia, Muamar Kadafi. O representante brasileiro se absteve de votar. Por 10 votos contra 5, decidiu-se pela intervenção militar no país árabe.

 

Si vis pacem, para bellum

“Se queres a Paz, prepara-te para a Guerra”

Publius Flavius Vegetius Renatus

 

Para um país que deseja tomar parte das decisões com relação à segurança do planeta, querendo ser aceito como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU (CS), uma abstenção dessas soa bastante estranha. Ainda mais porque, desde o começo dos ataques da coalizão contra a Líbia, o Brasil sistematicamente vem condenando a ação militar aprovada pelo CS. Se é contra, por que não deixou clara a sua posição na votação, dizendo “o Brasil vota Não, pois não concordamos com a intervenção militar”? Outro caso curioso de abstenção é o da China. Como membro permanente do Conselho, poderia vetar a intervenção, mas preferiu votar não votando.

 

Conselho-de-Segurança-da-ONU Conselho de Segurança da ONU

 

A presidente Dilma alegou que “somos um país pacífico, que vive em paz com seus vizinhos há mais de cem anos”. Com esta mentalidade e discursos vazios como “somos a favor do diálogo”, eu não acredito que o país deva merecer fazer parte de Conselho de Segurança nenhum. Eu defendo que existem ocasiões em que a guerra se justifica. As flechas lançadas pelos índios contra os canhões do conquistador espanhol se justificam, bem como a resistência armada que enfrentou a ditadura civil-militar brasileira, por exemplo. Da mesma forma, eu não acho possível alguém ver o povo da Líbia, que luta para derrubar um ditador há mais de 40 anos no poder, ser atacado covardemente pelas forças militares de um tirano e achar que uma ajuda militar não se justifica, pois “não devemos fazer nada, somos da paz e do amor”.

 

kadafi Muamar Kadafi, ditador da Líbia

 

É lógico que eu gostaria também que o Conselho de Segurança tomasse a mesma medida contra Israel, por exemplo, que trata o povo palestino de forma criminosa, desumana, e infringe seguidamente resoluções da ONU. Não fosse pelos vetos americanos, quem sabe… Mas já é alguma coisa.

Se estes países que formam a coalizão - EUA, França, Reino Unido, Itália, Canadá, Qatar, Noruega, Bélgica, Dinamarca e Espanha – têm outros interesses envolvidos, eu não sei, mas isso é outra história. A questão agora é que o povo da Líbia pede ajuda para garantir a sua segurança e tirar do poder um ditador sanguinário que não hesita em usar a força contra seu próprio povo para se manter um pouco mais no poder.  

 

Fontes

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,coalizao-internacional-ataca-redutos-de-kadafi,695197,0.htm

http://super.abril.com.br/tecnologia/conselho-seguranca-onu-446468.shtml

http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2011/03/governo-brasileiro-pede-cessar-fogo-no-mais-breve-prazo-na-libia.html

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 4
Loading...
Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: Brasil não tem perfil adequado para Conselho de Segurança da ONU
Brasil não tem perfil adequado para Conselho de Segurança da ONU
http://lh6.ggpht.com/_l0CCAmvM0FM/TYgtiRiAxNI/AAAAAAAAAoE/xeFCX3-kQsE/libia-guerra_thumb%5B5%5D.jpg?imgmax=800
http://lh6.ggpht.com/_l0CCAmvM0FM/TYgtiRiAxNI/AAAAAAAAAoE/xeFCX3-kQsE/s72-c/libia-guerra_thumb%5B5%5D.jpg?imgmax=800
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2011/03/brasil-nao-tem-perfil-adequado-para.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2011/03/brasil-nao-tem-perfil-adequado-para.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy