Panorâmica Social

Denúncia das injustiças da plutocracia brasileira e mundial

11 de fevereiro de 2011

“Todos somos Khaled Said”. Revolução no Egito faz ditador renunciar

EGYPT
Acaba de renunciar o ditador do Egito, Hosni Mubarak. A Revolução no Mundo Islâmico que começou na Tunísia afastando o ditador Ben Ali acaba de fazer sua segunda vítima. O vice-presidente Omar Suleiman, que também renunciou, entregou o poder a uma Junta Militar que promete promover eleições livres em breve. Outros ditadores na região estão com as barbas de molho.


Hosni Mubarak renunciou à presidência hoje (11/2) depois de 18 dias de protestos populares que exigiam a sua saída pelas ruas do Cairo. O ditador, que fazia o jogo norte-americano no Oriente Médio e seus asseclas americanófilos – dentre os quais o seu vice Suleiman, conhecido no país como “o torturador suave”, que encontrava-se nos Estados Unidos durante a crise – deixa o poder depois de 30 anos.

O que chama a atenção deste evento histórico, é o papel desempenhado pelas redes sociais da internet. A revolução foi deflagrada por jovens trabalhadores no facebook, numa página chamada “Todos somos Khaled Said” – referência a um jovem assassinado pela polícia em Alexandria em junho de 2010 – dando início ao estopim para a maior revolução do mundo islâmico dos últimos tempos. Na Praça Tahir (Libertação, em árabe, doce ironia) a população batalhou contra a polícia e os fantoches reacionários do ditador. O Movimento Juvenil 6 de abril liderou os protestos que acabam de sair vitoriosos. Apesar do silêncio constrangedor do Ocidente, especialmente da França e dos EUA, o povo, sempre ele, foi capaz de conquistar suas metas. Quando o povo quer e está unido, não há nada neste mundo que o detenha. Parabéns ao povo do Egito. Espero que novos dias de paz e prosperidade estejam em seus horizontes.
Fonte:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17412


5 comentários:

  1. Oi Almir,
    sobre teu post na situação catastrófica do Egito, vou te ser sincera, não tenho muito que te falar não, primeiro, porque vc já fez um belo apanhado dos fatos e de forma inteligente e interessante sob meu ponto de vista, e segundo, porque não tenho todo o embasamento dos fatos, visto que, meu embasamento sobre o fato ainda é singelo. Volto de um pequeno período de indisposição e evitei certos assuntos mais realistas digamos, mas estou me colocando a par e o teu blog me é bastante útil para isso.
    Sobre teu problema com o cara citado e a tal comunidade, posso te dizer, porque já estou conseguindo "explorar" teu blog aos poucos, que tens um excelente embasamento, teus textos são maravilhosos do ponto de vista didático, e percebe-se sim, que você consulta diversas fontes e procura imparcialidade. Uma sugestão? Monta uma comunidade para professores de história ou pesquisa uma outra que esteja no teu nível, porque, com certeza nessa você era um "estranho no ninho", como aquele filme com o J. Nicholson!!!
    Obrigada por fornecer mais um link lá no comentário, tinha mesmo ficado na dúvida sobra as fontes pesquisadas a respeito do Bangu. Mais um excelente trabalho!
    Estou de fato impressionada com teu blog! Muito sucesso e o resto, nem esquenta, faz teu trabalho que já está de ótimo tamanho!
    Grande abraço!
    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com
    PS.: Esta é apenas a humilde opinião de uma publicitária, designer gráfica, não sou professora de história, mas AMO história e leio muito sobre isso.

    ResponderExcluir
  2. Como eu disse no blog, os EUA estão na verdade é morrendo de medo, pois é bem capaz do próximo governo não ser tão permissivo ou complacente.
    Na verdade, eles acabaram de se dar conta de que agora eles é que têm que se adequar à realidade mundial, e não simplesmente dizer como serão as coisas.
    É provável também que outras manifestações do tipo aconteçam, outros Governos caiam. Viveremos tempos instáveis.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fala Almir,
    Rapaz, esses caras intolerantes e sem argumentação concreta alguma, só geram fracassos. É o típico Fracassado total e se acha acima do bem e do mal. Infelizmente o Orkut está cheio desses hipocritas que acham saber de tudo e não são capazes de aceitar quem discorda de suas "opinioes". Opiniões?
    Bem, qualquer pessoa de bom senso é capaz de identificar o imperialismo que a América sempre adotou, uma postura de "invasão" à países contrários em sua ideologia cruel. O capitalismo é cruel sim! A história está aí pra mostrar isso. Mas enfim, de vez em quando a gente precisa chutar o pau da barraca mesmo para sujeitos intolerantes. Desprezar é o certo, pois não são dignos nem mesmo de um palavrão.
    Um grande abraço e ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  4. E aí Almir,
    Esta Rev. no Egito demonstra que a Demoracia é um princípio indiscutível a qualquer sociedade, pode até demorar alguns anos, mas a revolução democrática virá. Qualquer estratégia de melhora das condições de vida terá que ter em primeiro plano a Liberdade.
    Sobre o conflito na comunidade, que aliás tb participo, mas com pouca frequência: não esquente, imagine que são apenas confrontos de ideias e argumentos.

    _____
    http://algunsfilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcos,

    Bem que eu queria que tivesse sido um mero confronto de ideias e argumentos, que eu encaro com o maior prazer. Infelizmente não foi o caso. Fui difamado por um moderador autoritário e banido para não ter direito de resposta. Acredito que este não é o princípio de um saudável confronto de ideias e argumentos.

    Sobre o problema no Egito, se for Democracia que o povo quer, que tenha Democracia. A verdadeira, e não a que deve estar sendo forjada agora mesmo pelo exército e aliados ocidentais nos gabinetes de poder.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Leia nossos Termos de Uso