21 de fevereiro de 2011

CBF reconhece o título do Flamengo de 1987. Como se isso fosse necessário

zico-flamengo-bolinhas
Acabo de saber que a CBF reconheceu hoje aquilo que o mundo inteiro sabia, menos o Sport Recife e a torcida arco-íris: o Flamengo é o Campeão Brasileiro de 1987. Só quem não conhecia a verdadeira história deste campeonato, ou que agia de profunda má-fé desportiva, alegava o contrário.


Foi um título ganho lindamente dentro de campo, com partidas memoráveis como o Flamengo 3 x 2 no Atlético MG em pleno Mineirão e uma final dura contra o Internacional-RS no Maracanã. Vitória de 1 a 0 gol de Bebeto. A polêmica se deu por questões políticas, e o Flamengo sempre teve este título contestado pela CBF. Muita gente repetiu a falácia sem ao menos dar ouvidos para os fatos, apenas baseado na inveja clubística e na provocação baseada em rivalidades. A verdade, é que as pessoas sensatas e coerentes, bem como toda a nação rubro-negra, já sabia desde sempre que o Flamengo é o legítimo campeão nacional de 1987, e este reconhecimento público da CBF não muda nada. Vale a pena relembrar alguns fatos importantes desta polêmica que se encerra hoje.

flamengo-1987 Timaço Campeão Brasileiro de 1987

Em 1987, a CBF estava falida, sem dinheiro para organizar o campeonato nacional de futebol. Os principais clubes do país então se organizaram e fundaram o Clube dos 13, que seria responsável por organizar o Campeonato Brasileiro daquele ano. Batizado de Copa União, tinha dois módulos: o Verde, que reunia a elite do futebol nacional, e o Amarelo, com os clubes de menor expressão.

Por conta do sucesso inquestionável do campeonato, a CBF, ressentida, entrou na parada, modificando o regulamento. Ela dizia agora que o campeão nacional sairia do cruzamento do campeão e do vice dos dois módulos, num quadrangular final. O Clube dos 13 se negou a fazer o cruzamento, e o Flamengo, do Módulo Verde, foi declarado oficialmente o campeão brasileiro daquele ano. A CBF então não reconheceu o título, declarando o Sport Recife campeão nacional. O detalhe grotesco dessa decisão é que a partida do Módulo Amarelo ficou nos pênaltis em 11 a 11, depois que os presidentes de Sport e Guarani invadiram o campo e terminaram a disputa.

Gol do Título
Agora, a CBF abre uma nova polêmica: se ela reconheceu finalmente o Flamengo como campeão brasileiro junto com o Sport em 1987, então o Flamengo é o dono da “Taça das Bolinhas” – que está em poder do São Paulo F.C. A entidade alega que a taça (que iria para o primeiro clube que conquistasse o título nacional 5 vezes, façanha conquistada pelo Flamengo em 1992 se contarmos o título de 87, 15 anos antes do São Paulo) foi entregue pela Caixa Econômica Federal, idealizadora do troféu. Vamos ter muitas polêmicas pela frente, mas o fato é que a CBF reconheceu aquilo que o mundo inteiro já sabia: o Flamengo foi o campeão nacional de 1987, e tem, portanto, 6 títulos nacionais.
PRÓXIMO POST Próx. Post
POST ANTERIOR Post Anterior
PRÓXIMO POST Próx. Post
POST ANTERIOR Post Anterior
 

Seu email estará seguro conosco. É grátis e não fazemos spams