9 de janeiro de 2011

Dilma ou Marcela Temer: qual o melhor exemplo para as mulheres?


Marcela Temer, a mulher do Vice
Todos estamos de acordo que a chegada ao poder de uma mulher foi um fato altamente significativo e simbólico, que serve como exemplo para todas as mulheres do Brasil, e com um recado implícito: através da luta e do trabalho, elas podem chegar ao cargo máximo do país. Apesar dessa mensagem, que deveria ser incentivada, as mídias do país decidiram dar um passo atrás na luta das mulheres por dignidade e valorização: preferiram focar uma jovem ex-modelo de 27 anos que subiu na vida porque casou com um político 43 anos mais velho.




Tudo bem que tuiteiros tenham transformado isso no assunto do momento, mas grandes órgãos de imprensa deveriam ter mais profissionalismo e mais o que fazer do que colocar manchetes em suas primeiras páginas com títulos como esse do jornal O Dia de hoje: “Aprenda a fazer trança como a da Sra. Temer”. Estamos vivendo uma época de conquistas das mulheres, cada vez mais elas vão encontrando seu espaço em todos os setores da sociedade, com muito trabalho, através de lutas muitas vezes sofridas, que duram décadas e décadas, até desembocar duramente numa presidente da República. Dilma Rousseff é o exemplo a ser seguido. Desde jovem, lutou pelos seus ideais, se formou em Economia, enfrentou a Ditadura Civil-Militar, foi presa, torturada 22 dias, depois entrou para a política, e foi subindo degrau a degrau durante 25 anos até chegar ao cargo máximo do país.

Dilma, o exemplo a ser seguido
Mas a imprensa brasileira preferiu nesse começo de mandato voltar seus holofotes para outra mulher, a até então desconhecida esposa do vice-presidente Michel Temer,  Marcela Temer. Ex-modelo, era recepcionista quando caiu nos encantos do então deputado federal. Na cerimônia de posse da presidente, estava ao lado do marido, e por isso chamou a atenção do país.


Natural que uma jovem e bela mulher casada com um homem de 70 anos chame a atenção. Mas a mídia resolveu transformá-la quase numa celebridade, tirando o foco da primeira mulher presidente do Brasil. Num momento em que, como eu disse, as mulheres conquistam espaço por seu trabalho, nada mais incoerente do que chamar a atenção para um outro exemplo, a da mulher que subiu na vida nas sombras de um homem poderoso.
PRÓXIMO POST Próx. Post
POST ANTERIOR Post Anterior
PRÓXIMO POST Próx. Post
POST ANTERIOR Post Anterior
 

Seu email estará seguro conosco. É grátis e não fazemos spams