Relatório da ONU aponta baixa escolaridade no país

Atualizado por Almir Ferreira dia 13/9/2013 A necessidade da próxima presidente Dilma Rousseff investir na melhoria da Educação brasile...

cresce idh
Atualizado por Almir Ferreira dia 13/9/2013

A necessidade da próxima presidente Dilma Rousseff investir na melhoria da Educação brasileira fica patente no estudo produzido pela ONU.

Ao completar seu vigésimo aniversário, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas - que apontou a ligeira subida do Brasil no ranking - sofreu reformulações em sua metodologia. E com elas, um relatório sobre tudo o que foi feito nesses últimos vinte anos pelos países membros para melhorarem suas colocações. O Brasil (73º colocado no ranking deste ano, de um total de 169 países), citado no relatório, ganha elogios em renda e diminuição da desigualdade social; mas em termos de Educação, continua deixando muito a desejar, provando que este deve ser o novo desafio da nova presidente do Brasil para o mandato 2011-2014, Dilma Rousseff.

As duas críticas do relatório chamam a atenção para importantes questões: na primeira, o documento aponta que

um estudo de atitudes sobre educação entre elites brasileiras durante os anos 90 [década dominada por políticas neoliberais de Collor, Itamar e FHC] mostrou que as elites são frequentemente relutantes em ampliar as oportunidades de educação, pois trabalhadores educados seriam mais difíceis de gerenciar”; a outra crítica mostra que a baixa escolaridade brasileira de amplos setores da população está na raiz da desigualdade brasileira entre ricos e pobres.



A mudança de metodologia do IDH não melhorou a situação do país. Os índices averiguados continuam sendo saúde, educação e renda, mas o quesito relativo à educação sofreu mudanças. Antes se destacava o número de alfabetizados e de matriculados em escolas; agora o índice aponta os anos médios de estudos da população acima dos 25 anos de idade, e "os anos esperados de escolaridade", que avalia a rede de ensino oferecida, número de matrículas e expectativa de permanência da criança na escola.

De acordo com Cinthia Robrigues do IG, o Brasil está mal nos novos parâmetros:


"O Brasil está longe dos melhores índices nos dois critérios. A média de anos de estudo dos brasileiros com mais de 25 anos é de 7,2 anos contra 13,2 nos Estados Unidos, que lidera neste quesito. Para as crianças que estão entrando na escola agora, o Brasil tem a expectativa de que permaneçam estudando por 13,8 anos, enquanto a campeã é a Austrália, onde espera-se que as crianças estudem pelos próximos 20,6 anos".

Uma das promessas de campanha da candidata eleita a presidente Dilma Rousseff, foi destinar os dividendos do pré-sal, em parte, para financiar a melhora da Educação no país. Os dados mostram que a medida é urgente, tendo em vista o crescimento econômico do país, já bem resolvido e sacramentado. Mas se não forem acompanhados de investimentos na formação do ser humano, esses avanços poderão sofrer barreiras e retrocessos, devido a um possível gargalo de falta de gente qualificada. Educação, erradicação do analfabetismo funcional com incentivo e apoio à leitura - e estamos cheios de exemplos disso pelo mundo -  são condições sine qua non para o Brasil alcançar o status de país plenamente desenvolvido.


com base em: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/baixa+escolaridade+no+brasil+e+

destacada+em+relatorio+da+onu/n1237819750912.html

COMENTÁRIOS

Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: Relatório da ONU aponta baixa escolaridade no país
Relatório da ONU aponta baixa escolaridade no país
http://1.bp.blogspot.com/_O0wMXfre4Qc/SxLEUcVHMsI/AAAAAAAAAD8/8LYee3y5NnE/s1600/idh.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_O0wMXfre4Qc/SxLEUcVHMsI/AAAAAAAAAD8/8LYee3y5NnE/s72-c/idh.jpg
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2010/11/relatorio-da-onu-aponta-baixa.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2010/11/relatorio-da-onu-aponta-baixa.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy