O neoliberalismo político na Era FHC

Fernando Henrique Cardoso Uma breve análise dos motivos que levaram à eleição e os oito anos de governo de Fernando Henrique Cardo...

fhc
Fernando Henrique Cardoso

Uma breve análise dos motivos que levaram à eleição e os oito anos de governo de Fernando Henrique Cardoso, um dos mais danosos presidentes brasileiros de todos os tempos, alinhado aos interesses dos Estados Unidos para a implementação no modelo neoliberal no país.

No ano de 1989, ano emblemático, da queda do muro de Berlim e, segundo tendenciosos analistas, vislumbrados com derrocada das instituições soviéticas, também do "fim da história", grandes instituições financeiras, como o FMI e o Banco Mundial, se reuniram e elaboraram uma cartilha, uma espécie de receita de economia que devia ser seguida pelos países da América Latina, em consonância com as mudanças que ocorriam no mundo, que supostamente serviria para acelerar o processo de desenvolvimento econômico dos países da região. Essas propostas ficaram conhecidas como Consenso de Washington, e as medidas - abertura comercial, investimento estrangeiro direto, privatizações, desregulação das leis trabalhistas, entre outras - vinham ao encontro das propostas neoliberais, apregoadas por Margareth Tatchter e Ronald Reagan, apesar de alguns idealizadores do Consenso depois criticatem esta ligação.

Grupos financeiros internacionais com interesses no Brasil e a elite brasileira a eles ligada umbilicalmente precisavam encontrar alguém no Brasil disposto a seguir a cartilha do Consenso de Washington, já que Fernando Collor de Mello, criado pelos meios de comunicação da direita e eleito em 1990 com sua ajuda para este propósito, falhara nessa missão. Seu Impeachment frustrou os planos das classes dominantes.

O escolhido da vez foi então Fernando Henrique Cardoso, sociólogo e intelectual gestado no governo tampão de Itamar Franco - vice de Collor, que assumira a presidência para completar o mandato - que exerceu o cargo de Ministro da Fazenda, sendo preparado para ser o próximo mandatário do Executivo na onda do sucesso relativo do Plano Real.

Eleito em 1994 e reeleito em 1998, cumpriu à risca as determinações da política neoliberal, promovendo a abertura fácil para o capital estrangeiro no país, o sucateamento e privatização de empresas públicas sob o pretexto do Estado Mínimo, endividamento público, a dependência do crédito do FMI para fechar as contas, enfim, seguiu perfeitamente aquilo para o qual fora designado.

Se foi bom ou se foi ruim, depende de que lado você está. Se você é um empresário, ligado ao capital estrangeiro, ou milionário investidor nos negócios do capital financeiro, você deve ter adorado a Era FHC (que ainda deixa uma herança negativa bastante evidente nos dias de hoje, não vamos nos enganar). Você até defenderia esse sistema com orgulho aberto, não fosse o recente episódio da crise mundial de 2008, que colocou o sistema neoliberal em xeque e fez com que jormais e revistas conservadores de direita lançassem manchetes hipócritas como "Agora somos todos socialistas"1.

Se você, como eu, faz parte da parcela maior da população, paga seus impostos e depende dos serviços públicos, deve ter sido um dos que em 2002 deu um basta neste tipo de governo e não quer nem ouvir falar em FHC banhado a ouro na sua frente. Sem dúvida alguma, o governo FHC representa uma das páginas mais negras de nossa História recente, e felizmente o eleitor vai dar mais uma vez uma resposta para aqueles que ainda hoje defendem este modelo subalterno de economia dependente das nações mais desenvolvidas para a América Latina.

1 - Revista Newsweek

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 2
Loading...
Nome

economia educação história internacional mídia opinião politica e sociedade sem categoria socialismo e capitalismo
false
ltr
item
Panorâmica Social: O neoliberalismo político na Era FHC
O neoliberalismo político na Era FHC
http://4.bp.blogspot.com/__t1CRci_sUM/SgixIZ10FEI/AAAAAAAAAaU/e1qEZLEqgAs/s320/Charge+-+Aroeira+-+FHC.jpg
http://4.bp.blogspot.com/__t1CRci_sUM/SgixIZ10FEI/AAAAAAAAAaU/e1qEZLEqgAs/s72-c/Charge+-+Aroeira+-+FHC.jpg
Panorâmica Social
http://www.panoramicasocial.com.br/2010/10/o-neoliberalismo-politico-na-era-fhc.html
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/
http://www.panoramicasocial.com.br/2010/10/o-neoliberalismo-politico-na-era-fhc.html
true
650628655076264791
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS ver todas RELACIONADAS Categorias ArquivoE PESQUISAR TODAS AS POSTEAGENS Sua busca não gernou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mar Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy